terça-feira, 26 de junho de 2012

META x FOCO

Semana passada, fiz uma postagem em minhas Mídias Sociais que gerou uma discussão muito interessante. O tema era mais ou menos assim: meta e foco – diferentes, iguais ou complementares? Muita gente confunde essas duas palavrinhas, mas tentarei explicá-las melhor para vocês!

Aprendi com um grande mestre do mundo do coaching, Hendre Coetzee, uma lição essencial para a vida: META é o sonho que te move, ou seja, aquilo dá sentido as suas ações, que te motiva, que te mantem engajado. E aprendi também que FOCO é o que te move para esse sonho. Portanto, META é o sonho que te move e FOCO é o que te move para o sonho, ou seja, é aquilo que você faz todos os dias para conquistar alguma coisa na sua vida.

Conheço muitas pessoas que tem metas, sonham alto, tem propósito de vida, mas não realizam. E por que não realizam? Porque não fazem HOJE aquilo que é preciso para conquistarem suas metas no futuro. Não possuem FOCO.

Por outro lado, também conheço pessoas que tem um grande foco, trabalham arduamente todos os dias, mas são extremamente insatisfeitas, extremamente rígidas consigo mesmas. Não que ser rígido com si próprio seja um problema, o problema é quando nada do que você faz parece ter sentido. Sabe aquela sensação de chegar em casa, após um dia inteiro de trabalho, e sentir que você não produziu nada? Isso não é privilégio só seu! Mas sabe por que isso acontece? Falta de META, falta de ter muito claro o porquê de ter realizado cada ação no dia de hoje.

Portanto, aprenda uma coisa: é fundamental que você tenha META, mas é imprescindível que você tenha FOCO. É imprescindível que você tenha foco, mas não se esqueça: o teu foco hoje, tem que te levar a algum lugar. É isso que te motiva, e é isso que vai nortear todas as suas ações!

Pensem nisso e tenham certeza de que os resultados dessa mudança de atitude serão extraordinários!

Um grande abraço e até semana que vem!

Alexandre Prates

4 comentários:

  1. Legal, essa foi a explicação mais clara de meta e foco que eu ja li... Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, ótimo texto. Esse texto ira embasar o meu trabalho da faculdade sobre foco, onde falarei sobre essa diferença entre foco e meta. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Nossa !Maravilha !!Que clareza !! Entendi bem . Eu agora sei que tenho uma Meta .Saúde ,vida saudável .Mas estava sem Foco .Eu estava a deriva ,sem Foco ,sem planejamento ,semanal do meu cardápio .obrigada .

    ResponderExcluir
  4. Bela explicação! Com clareza e riqueza de detalhes percebi que ambos os termos se completam. Sem meta não há foco. Sem foco não há meta. Sem sonho (meta) não há objetivo! Sem caminho (foco) não há chegada!

    ResponderExcluir

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND