quarta-feira, 20 de junho de 2012

A verdadeira essência da liderança

A liderança passou pela era dos capatazes, chefes, gerentes, líderes inspiradores, servidores, motivadores... Mas, definitivamente, precisamos de líderes que compreendam a verdadeira essência da liderança – o RESULTADO. Independente da sua área de atuação, um líder existe para construir resultados. 


E qual a grande diferença desses líderes? Eles constroem resultados por meio do envolvimento das pessoas, e de uma participação engajada de sua equipe. 

É fato que para engajar pessoas, o líder deve assumir o papel de servidor, inspirador, motivador etc., mas sem negligenciar que esses papéis devam levar as pessoas ao comprometimento com os resultados. 

Você pode considerar essa abordagem um tanto quanto fria, corporativa, mas a verdade é que os resultados é que sustentam a carreira de qualquer profissional, principalmente aqueles que assumem um posto de liderança. No entanto, eu quero que você compreenda que os resultados transcendem aos indicadores estabelecidos em um planejamento estratégico. Eu gosto de destacar dois tipos de resultados: 

TANGÍVEIS – Aqueles que podemos medir, que indicam de maneira clara e objetiva o alcance dos resultados almejados pela empresa. Esses resultados são fundamentais para que não haja discussão sobre o desempenho do líder. Está ali, para quem quiser ver! 

INTANGÍVEIS – Aqueles que não podemos medir, mas que fazem uma grande diferença no engajamento das pessoas. Eu gosto de chamar esse resultado de LEGADO – aquilo pelo qual o líder verdadeiramente será lembrado. É difícil medir o impacto disso em números e indicadores, mas representam a causa do líder, a sua verdadeira essência. Quando falo sobre legado, isso me remete ao grande Comandante Rolim, da TAM. Ele deixou um legado de atendimento ao cliente, paixão em servir... É fato que é difícil medir o impacto de estender um tapete vermelho para os clientes antes de entrar na aeronave, mas isso geram um resultado indiscutível na marca que o comandante Rolim deixou para a TAM. As pessoas se envolvem com um causa como esta. 

Por fim, é preciso compreender: os resultados tangíveis norteiam as ações da liderança, já o resultados intangíveis sustentam o seu posicionamento como líder. Afinal, as pessoas não se comprometem com um líder, e sim, com a causa do líder.

Até semana que vem,

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND