terça-feira, 5 de junho de 2012

Todos precisam de metas!

No palco do Fórum da HSM Gestão 2012 estava ele, Vicente Falconi, um dos mais renomados consultores em gestão empresarial do país, falando como sempre de um grave problema que afeta organizações de pequeno, médio e grande porte: execução da estratégia.

E uma frase me trouxe um enorme sentimento de dever cumprido, pois é exatamente o que pregamos nas organizações quando realizamos processos de coaching executivo: “Todos na empresa têm de ter metas, pois esse é um meio de saberem o que se espera deles. Para alcançar metas, elaboram-se planos de ação e, para acompanhar o andamento dos trabalhos, deve ser estabelecido um calendário de reuniões que deve ser estritamente seguido. Falconi orienta: “Quem não bateu a meta tem um trabalho para fazer antes de ir para a reunião. O líder deve perguntar a essa pessoa: qual é o plano alternativo para recuperar o resultado? O que você precisa para isso?”

Quando ele diz todos, é exatamente isso, todos. Um profissional precisa compreender que o seu trabalho não encerra-se no trabalho em si, que as suas ações geram consequências no resultados final da empresa. Isso é visão de resultados! Um profissional não pode acreditar que ao entregar um relatório é o final do processo, precisa ver as consequências disso a médio e longo prazo.

Essa é a única maneira do líder conseguir cobrar as pessoas por resultados e implantar uma cultura de meritocracia na empresa. Quando um líder não cobra resultados, a única coisa que lhe resta é cobrar comportamentos: chegar no horário, sair o horário, não usar as redes sociais etc. Um líder precisa saber claramente o que ele espera de cada um!

Para fechar esse post, uma reflexão de Vicente Falconi: “As pessoas trabalham movidas pelo espírito de conquista, que é humano. Daí a necessidade de serem estabelecidas metas desafiadoras.”.


Te vejo na semana que vem!


Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND