quinta-feira, 3 de maio de 2012

“Quanto mais você trabalha, mais sorte você tem. Não tem muita mágica”

Na capa da Revista Época desta semana, está em destaque André Esteves, um carioca que transformou o banco de investimentos BTG Pactual em um colosso de 15 bilhões de dólares. Na entrevista, o banqueiro – e acima de tudo, empreendedor – deu dicas para quem quer prosperar nos negócios, ensinou como aprender com os erros e revelou as maiores lições que extraiu nesses anos até tornar-se um dos homens mais ricos do Brasil. 

Nada de anormal em uma história como tantas outras de sucesso empresarial, mas muitos conceitos desse homem me surpreenderam. Doses de otimismo, quebra de paradigmas, enfim, fui positivamente surpreendido com o que li. 

Em meio à entrevista, deparo-me com a seguinte frase: “Para tornar-se um grande empreendedor, é preciso gostar de trabalhar, fazer e ser otimista. O pessimista não consegue grandes conquistas.”. É verdade! Quem sai do lugar, vai à luta, corre atrás, está exposto a mais oportunidades, visão de negócios, chances de vencer. Infelizmente hoje temos uma política muito paternalista com “auxílio isso”, “auxílio aquilo”, o que faz com que muitos brasileiros sintam-se “confortáveis” e não busquem algo melhor já que, aconteça o que acontecer, dinheiro para a comida, vai ter! O governo infelizmente não subsidia as pessoas com o que seria correto, como estímulos, aperfeiçoamento... como diz o ditado, “ele dá o peixe ao invés de ensinar a pescar”! 

Outra lição que André Esteves deu aos brasileiros em sua entrevista foi quando disse “Xô, complexo de inferioridade!”, onde explica que esse complexo pode prejudicar os empreendedores em nosso país. Infelizmente vejo esse complexo mais como uma questão de cultura do que qualquer outra coisa. Os profissionais da Geração X viveram na época da ditadura, onde você fazia o que era correto, ou não fazia - se não quisesse ser prejudicado. Isso gerou uma carga nas pessoas que as repreendia ao querer inovar, quebrar paradigmas, ir além, e isso influenciou diretamente em sua vida profissional. Acredito que essa nova geração de profissionais tenha menos esse complexo e com certeza mais coragem e determinação para empreender. 

Enfim, conceitos como “não é preciso ter medo de errar”, “deixem os acertos fluírem”, ‘”os desafios existem, os erros aparecem, mas você não pode se abater”, “o sacrifício é uma medida relativa” e o próprio título desse texto ajudaram André a ser o bilionário que hoje ele é. Com certeza, pode ajudar você também! 

Até semana que vem! 

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND