quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quem tem medo da rotatividade?

Quem acompanha meu Blog sabe que sempre discuto nesse espaço fatos do cotidiano corporativo para que, juntos, fiquemos atualizados, troquemos experiências e opiniões sobre diversos temas. Porém essa semana vou falar sobre um assunto nem tão atual, mas que ainda tira o sono de muitos líderes de equipe: a rotatividade de profissionais.

Estou acompanhando alguns dados em duas consultorias que presto atualmente, e que estão me fazendo refletir sobre essa tal rotatividade, ou seja, o giro de demissões e admissões de uma empresa. Os índices dessa prática - também conhecida como turn over - tem me espantado.

Segundo pesquisa conduzida pela DBM Consultoria (consultoria especializada na gestão do capital humano), com 770 profissionais de 12 áreas distintas, 45% dos entrevistados manifestaram a intenção de mudar de empresa em até três anos. Grande parte dos profissionais entrevistados considera de três a cinco anos o tempo ideal para permanecer em uma empresa. Apenas 10% dos colaboradores com idade superior a 63 anos julgam este intervalo adequado, índice que aumenta para 63,34% entre os executivos na faixa de 21 a 27 anos.

As ofertas de trabalho cresceram de forma avassaladora. Profissionais de algumas áreas são disputadíssimos pelas empresas. E no meio dessa “caça aos talentos”, venho percebendo a deficiência das organizações em criar estratégias para reter os bons profissionais, mas por outro lado, vejo uma total falta de comprometimento dos profissionais com as empresas e, principalmente, com as suas carreiras.

E sabe qual a chave do comprometimento? Ver sentido no que se faz! Qual é o seu propósito de vida? O que você realmente quer fazer? Onde o seu trabalho pode te levar daqui a 5, 10 anos? Será que eu preciso mesmo buscar essa resposta em outra empresa? Se eu me esforçar, não conquisto tudo que quero onde estou? Quando você descobrir essas respostas, passa a se comprometer com seu trabalho, pois tudo começa a fazer sentido, e como consequência, os resultados aparecerão – para você e para a sua empresa. Não adianta pular de emprego em emprego, se o que você faz não tem sentido nem para você, como quer buscar esse sentido do lado de fora?

Coragem, responsabilidade, preparo e planejamento são competências fundamentais para decidir o que você quer de verdade! E ao decidir, comprometa-se com as suas decisões. A responsabilidade pelos resultados é sua. Não adianta só exigir, também é preciso fazer a sua parte. Entregue-se ao seu trabalho! Utilize todo seu potencial! A realização e o sucesso estão em um só lugar: dentro de você!

Agora com essas dicas, prepare-se para ser o profissional que as empresas querem, e se esforce para ser o profissional que as empresas precisam!

Até semana que vem,

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND