quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como dizia minha mãe...


Dia das Mães está chegando. O comércio se anima. Lojistas com promoções surreais e supermercados com filas quilométricas. Restaurantes, então... Mesa boa no domingo, só se chegar antes das 11h00!

A grande pergunta é: o que comemoramos no Dia das Mães? O carinho, o cuidado, o afeto, o aconchego, a dedicação? Cada um de nós tem o seu próprio motivo para comemorar esse dia, mas eu gostaria de destacar um em especial.

Você sabia que sua mãe “interferiu” em sua vida profissional desde o dia em que te colocou no mundo? Seja em sua criação, sua educação, seus exemplos... Temos muito mais de nossas mães em nossas vidas profissionais do que imaginamos!

Falar disso me remete a um grande aprendizado da minha infância. Repetidamente Dona Clara, minha mãe, me dizia: “Filho, se envolva com pessoas melhores do que você!”. Essa frase insistia em nortear as minhas amizades, os meus relacionamentos pessoais e consequentemente, profissionais. E confesso que esse ensinamento foi fundamental para a construção da minha carreira, pois permitiu que eu me aliasse a pessoas que me ensinaram muito e me fizeram crescer e amadurecer.

Porém, existem também aqueles exemplos onde o resultado não é tão favorável para o filho. Crianças muito mimadas, acostumadas a nunca escutar um não, fazerem o que bem entendem e quando entendem. Esses, quando se tornam profissionais e se deparam com chefes e colegas de trabalho, onde precisam obedecer ordens, refazer trabalhos e dividir méritos, criam resistência. Muitos não resistem e saem dos empregos e alguns, acreditem, vivem nessa situação durante toda vida. Essas pessoas são as que mais precisam REINVENTAR-SE! Quebrar esse paradigma que lhe foi imposto quando criança e crescer pessoal e profissionalmente. Utilizar os exemplos para progredir, deixando de ser aquele tipo de profissional que o mercado exclui, que não progride e que nunca se sente realizado.

Independente do aprendizado que você recebeu da sua mãe, é importante enfatizar que a intenção é sempre positiva, afinal nenhuma mãe quer o mal do seu filho. Se buscarmos em nossas lembranças, ensinamentos positivos ou equivocados nos foram transmitidos, mas a decisão de incorporar esses ensinamentos é somente nossa! Portanto, lembre-se dos bons ensinamentos, aproveite-os e compartilhe com as pessoas ao seu redor. Já os ensinamentos que não contribuem positivamente para a sua vida, afaste-os de você e siga em frente!
No próximo domingo, lembre-se de agradecer a sua mãe (mesmo que em oração) os aprendizados que lhe transformaram no profissional e na pessoa que você é!

Feliz Dia das Mães e até semana que vem!

Alexandre Prates


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND