quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Se você inspira, você merece ser seguido!

No mês de outubro, ao comemorar mais um ano de vida, fiquei emocionado ao receber centenas de felicitações pelas redes sociais de amigos e seguidores de todo o país. Foi realmente gratificante experimentar todo esse carinho. Aos que me leem agora, muito obrigado! Confesso a vocês que dentre todas as manifestações recebidas, algumas transcenderam o desejo de me parabenizar e foram além, trazendo palavras de agradecimento por ter, de alguma forma, contribuído com a vida e a carreira das pessoas. Algumas me agradecendo por tê-las encorajado a mudar de profissão, outras por tê-las motivado a desenvolver-se e assumir a responsabilidade por suas carreiras, enfim, foram inúmeros depoimentos de pessoas tocadas pelas minhas palestras, artigos, livro, entrevistas. Por mais que eu dedique a minha vida a isso, a certeza de que o meu trabalho inspirou as pessoas a progredirem, me deixou com um grande sentimento de dever cumprido, o que me motivou a escrever esse artigo, que aborda um tema simples, mas que pode tornar-se um grande impulsionador para a sua carreira: o poder de inspirar as pessoas. 

O mercado nunca precisou tanto de exemplos como precisa hoje. A cada dia, uma enxurrada de notícias sobre corrupção e desvio de dinheiro público invadem as nossas casas, fazendo-nos questionar o caráter de toda e qualquer pessoa que se aproxima de nós. Nas organizações, isso não é diferente. Nos deparamos constantemente, com traições, jogadas políticas, inversão de valores, nepotismo, enfim, situações que prejudicam as organizações e consequentemente, a carreira dos profissionais. 

Face a isso, a pessoa que tiver a capacidade de inspirar, tem de longe uma grande vantagem competitiva, pois naturalmente se destaca entre as demais. E posso afirmar que não existe estratégia para tornar-se uma pessoa inspiradora, existe verdade. 

Só existe um fator capaz de torna-lo uma pessoa inspiradora: a sua capacidade de servir de exemplo. Um bom exemplo sempre merece ser seguido e isso vai tornando-se um legado, algo pelo qual as pessoas sempre se lembrarão de você. Então lhe pergunto: você merece ser seguido? Qual é a imagem que você transmite para as pessoas? As pessoas podem tê-lo como exemplo de conduta e competência? 

Um grande líder, Luiz Alexandre Garcia, presidente do grupo Algar, me disse em depoimento para meu livro: “No futuro, a palavra Cliente será substituída pela palavra Seguidor!”. Com essa afirmação, constatamos que a proximidade com o consumidor é um ponto crucial para as empresas que quiserem prosperar nos novos tempos. E qual é a única estratégia efetiva de aproximação com o consumidor? Transparência! E como as organizações são compostas por pessoas, uma empresa só consegue ser transparente e verdadeira, se o seu time for composto por pessoas transparentes, éticas e verdadeiras. Principalmente no que tange à liderança, afinal, os colaboradores são a imagem e semelhança do seu líder. 

Portanto, se você está em um posto de liderança, a sua preocupação deve ser ainda maior sobre esse aspecto. Um líder capaz de inspirar pessoas deve, inevitavelmente, conhecer e gostar de gente, somente assim ele terá a capacidade de liderar pessoas geniais, por meio do exemplo e da capacidade de servir as pessoas. 

Amigos, um profissional inspirador, sem qualquer sobra de dúvidas, é aquele que merece ser seguido. Então, termino esse artigo com uma pergunta simples, mas desafiadora: o que você tem feito para merecer ser seguido? 

Um grande abraço e até semana que vem! 

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND