No mês de outubro, ao comemorar mais um ano de vida, fiquei emocionado ao receber centenas de felicitações pelas redes sociais de amigos e seguidores de todo o país. Foi realmente gratificante experimentar todo esse carinho. Aos que me leem agora, muito obrigado! Confesso a vocês que dentre todas as manifestações recebidas, algumas transcenderam o desejo de me parabenizar e foram além, trazendo palavras de agradecimento por ter, de alguma forma, contribuído com a vida e a carreira das pessoas. Algumas me agradecendo por tê-las encorajado a mudar de profissão, outras por tê-las motivado a desenvolver-se e assumir a responsabilidade por suas carreiras, enfim, foram inúmeros depoimentos de pessoas tocadas pelas minhas palestras, artigos, livro, entrevistas. Por mais que eu dedique a minha vida a isso, a certeza de que o meu trabalho inspirou as pessoas a progredirem, me deixou com um grande sentimento de dever cumprido, o que me motivou a escrever esse artigo, que aborda um tema simples, mas que pode tornar-se um grande impulsionador para a sua carreira: o poder de inspirar as pessoas.
O mercado nunca precisou tanto de exemplos como precisa hoje. A cada dia, uma enxurrada de notícias sobre corrupção e desvio de dinheiro público invadem as nossas casas, fazendo-nos questionar o caráter de toda e qualquer pessoa que se aproxima de nós. Nas organizações, isso não é diferente. Nos deparamos constantemente, com traições, jogadas políticas, inversão de valores, nepotismo, enfim, situações que prejudicam as organizações e consequentemente, a carreira dos profissionais.
Face a isso, a pessoa que tiver a capacidade de inspirar, tem de longe uma grande vantagem competitiva, pois naturalmente se destaca entre as demais. E posso afirmar que não existe estratégia para tornar-se uma pessoa inspiradora, existe verdade.
Só existe um fator capaz de torna-lo uma pessoa inspiradora: a sua capacidade de servir de exemplo. Um bom exemplo sempre merece ser seguido e isso vai tornando-se um legado, algo pelo qual as pessoas sempre se lembrarão de você. Então lhe pergunto: você merece ser seguido? Qual é a imagem que você transmite para as pessoas? As pessoas podem tê-lo como exemplo de conduta e competência?
Um grande líder, Luiz Alexandre Garcia, presidente do grupo Algar, me disse em depoimento para meu livro: “No futuro, a palavra Cliente será substituída pela palavra Seguidor!”. Com essa afirmação, constatamos que a proximidade com o consumidor é um ponto crucial para as empresas que quiserem prosperar nos novos tempos. E qual é a única estratégia efetiva de aproximação com o consumidor? Transparência! E como as organizações são compostas por pessoas, uma empresa só consegue ser transparente e verdadeira, se o seu time for composto por pessoas transparentes, éticas e verdadeiras. Principalmente no que tange à liderança, afinal, os colaboradores são a imagem e semelhança do seu líder.
Portanto, se você está em um posto de liderança, a sua preocupação deve ser ainda maior sobre esse aspecto. Um líder capaz de inspirar pessoas deve, inevitavelmente, conhecer e gostar de gente, somente assim ele terá a capacidade de liderar pessoas geniais, por meio do exemplo e da capacidade de servir as pessoas.
Amigos, um profissional inspirador, sem qualquer sobra de dúvidas, é aquele que merece ser seguido. Então, termino esse artigo com uma pergunta simples, mas desafiadora: o que você tem feito para merecer ser seguido?
Um grande abraço e até semana que vem!
Alexandre Prates
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