terça-feira, 9 de outubro de 2012

Carreira: a era da reputação! – Parte II

Na semana passada terminei meu post com a “fórmula da reputação”. Segundo meus estudos, ela é formada da seguinte maneira: 

R = (TC + RC + EA + IV) x IP 

Reputação = (Tempo de carreira + Experiência adquirida + Resultados conquistados + Investimento em Você) x Imagem pessoal 

E você, que leu meu último post ou me enviou as dezenas de mensagens através das Redes Sociais: descobriu como decifrá-la ou ainda está curioso? 

Bom, amigos, analisando essa fórmula, podemos chegar a algumas conclusões. 

1. Tempo de Carreira + Resultados conquistados + Experiência adquirida: Esses três elementos precisam, obrigatoriamente, andar juntos. Tempo de carreira não é sinônimo de boa reputação profissional. A qualidade do tempo é mais importante do que a quantidade. Quais resultados você entregou? O que você aprendeu? Qual experiência você adquiriu ao longo do tempo? Como esta experiência enriqueceu as suas competências? Ter 10 anos de experiência em uma profissão, não garante que você seja muito bom no que faz. Vai depender das respostas às perguntas anteriores; 

2. Subir de cargo não depende de você, entregar resultados sim: Mais importante do que os cargos que você assumiu dentro de uma empresa são os resultados que você conquistou. A empresa pode não lhe oportunizar crescer na hierarquia, mas sempre terá oportunidade para você entregar resultados e construir a sua reputação. É possível compreender um profissional que pode crescer na empresa, mas inadmissível um profissional que não tenha entregado resultados; 

3. Investimento em você: A pior coisa que um profissional pode fazer é terceirizar o seu desenvolvimento para uma empresa. As pessoas precisam compreender, de uma vez por todas, que o plano de carreira desenhado por algumas empresas é um norteador das oportunidades que a empresa oferece, porém, não substitui o investimento que o próprio profissional deve fazer em sua carreira. E mais uma dica, se a empresa que lhe oferece um plano de desenvolvimento e você complementa esse aprendizado do seu bolso, saiba que isso contribui e muito com a sua reputação. 

4. Imagem pessoal: Nenhumas das opções anteriores valerão a pena se a sua imagem profissional não for preservada. Estou falando aqui sobre caráter meus amigos, o único elemento que não há meio termo – ou você tem ou não tem! É por isso que em nossa fórmula, o caráter multiplica e não soma, pois mesmo se você merecer nota 10 em todos os itens anteriores, mas se não tiver caráter, a matemática nos ensina que 10 x 0 = 0! 

Como vocês podem ver, a base de uma carreira de sucesso é simples, não fácil, mas simples: Entregue resultados, aprenda muito, invista em você e seja uma pessoa íntegra. Dessa forma, você estará construindo o que há de mais valoroso em sua vida: a sua reputação. 

Por fim, percebam que o mais interessante dessa fórmula é que todos os elementos dependem somente de você! 

Espero que sua carreira tome rumos inacreditáveis! 

Um grande abraço, 

Alexandre Prates

Um comentário:

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND