“Não trabalhe por uma empresa...”. É com essa frase que inicio a minha palestra sobre Carreira: a era da reputação. Uma frase que gera um misto de sensações no público: dúvida, frustração, indignação, medo etc. Sensações que são afloradas ao completar a frase: “... trabalhe pela sua carreira!”.
Durante anos, muito se falou sobre empregabilidade, mas este termo tem se tornado cada vez mais obsoleto. Uma tendência tem se mostrado inevitável nos últimos tempos: a evolução das relações de trabalho. Isso já é uma realidade e, no futuro, muitos profissionais não serão empregados formais e sim, vão trabalhar dentro de uma rede de prestação de serviços, em uma relação que evoluirá de empregado-empregador para uma relação de parceria, onde os parâmetros serão claros e simples: a empresa oferece todos os recursos necessários para que o profissional consiga produzir com qualidade e eficiência e, por sua vez, o profissional garante resultados para a organização.
Face a isso, precisamos ter em mente que o investimento para tornar-se “empregável” não é o suficiente. Para construir uma carreira brilhante, é preciso investir naquilo que verdadeiramente irá torna-lo um profissional desejado pelas organizações: Reputação.
Para falar sobre isso, quero enfatizar uma grande lição do coaching: só existe uma pessoa responsável pela sua reputação, você! Uma empresa pode não ter lhe dado a oportunidade de ser promovido, mas não pode, nunca, lhe tirar a capacidade de produzir resultados e construir uma imagem profissional íntegra e admirável. A decisão é sua! Empresas são geridas por pessoas e as pessoas falham, podem ser injustas, egoístas, distraídas, enfim, podem não oportunizar tudo o que você merece. No entanto, a sua reputação é gerida por você, logo a história profissional que você construirá depende da sua decisão: como você quer ser visto e lembrado? Como um profissional medíocre, que passou e não realizou nada de impressionante, ou como um profissional que entregou resultados e deixou saudades? É a sua atitude que vai, pouco a pouco, construindo a sua reputação.
Então lhe pergunto: qual é sua reputação? Para lhe ajudar a responder, vamos recorrer a uma fórmula simples:
R = (TC + RC + EA) + IV + IP
Reputação = (Tempo de Carreira + Experiência Adquirida + Resultados Conquistados) + Investimento em Você x Imagem Pessoal
Analisando essa fórmula, podemos chegar a algumas conclusões. Tenho certeza de que cada uma delas irá mudar sua visão de carreira, mas deixaremos essas preciosas dicas para a semana que vem!
Se tiverem alguma dúvida e quiserem conversar comigo sobre esse assunto, enviem uma mensagem pelo meu Facebook ou Twitter e esclareço no post da próxima semana.
Um grande abraço e até semana que vem,
Alexandre Prates
Nenhum comentário:
Postar um comentário