terça-feira, 25 de setembro de 2012

O coaching formando líderes estratégicos – Parte II

Frequentemente ouço uma mesma pergunta: “Alexandre, o que é necessário para tornar-se um líder estratégico?”. É fato que eu poderia escrever um livro sobre isso, mas uma resposta resume bem o caminho para construir uma liderança menos operacional: “quanto mais tempo o líder dedicar-se ao desenvolvimento de sua equipe, mais tempo lhe sobrará para investir em atividades estratégicas”. 

Não tem segredo, tem muito trabalho. Em qualquer área da vida é assim, para ganhar temos que investir. Portanto, quer ganhar tempo, invista tempo para preparar as pessoas. 

Com o coaching eu aprendi o que é verdadeiramente desenvolver pessoas. A grande missão de um coach é prepará-las para a autogestão, ou seja, a capacidade de gerir as suas próprias emoções, atitudes e comportamentos, para que tomem decisões de maneira assertiva e congruente. E como um líder pode proporcionar isso para a sua equipe? 

É preciso se atentar a dois pontos: o desenvolvimento da capacidade de julgamento e tomada de decisão das pessoas. Competências técnicas são importantes, mas isso você compra, ensina. Muitas empresas gastam milhões treinando as pessoas para serem os profissionais mais eficientes do mundo, mas não as preparam para julgar e tomar decisão. Eu posso treinar meu guarda na portaria da forma mais eficiente possível, mas se ele não tem condições de julgar e tomar decisões corretas, a eficiência operacional não valerá nada. Eu o ensinei a como falar bom dia, como acionar o relógio, etc., mas ele breca o presidente da empresa ou não atende um cliente com urgência... O que é isto? Julgamento e tomada de decisão. 

E como fazer isso? 

Simples, converse com as pessoas! Participe-as das tomadas de decisão, resolva os problemas conjuntamente, desafie o seu time a olhar para as situações e enxergar no meio do nevoeiro alguns caminhos, conectar as causas e as consequências: isso aqui está acontecendo por causa disso. Se eu fizer isto, acontecerá aquilo. Para tornar-se um líder estratégico você precisará de gente capaz de raciocinar. 

Se você, líder, não preparar as pessoas para encarar as mais diversas situações do cotidiano, nunca conquistará profissionais que possuam a capacidade de decidir. A capacidade de decisão necessita de coragem e preparo para acontecer. Ousadia é fundamental, mas ousadia sem preparo é inconsequência. As organizações do futuro tendem a inserir cada vez mais os colaboradores das decisões, portanto as pessoas devem adquirir o comportamento de analisar os cenários constantemente para que as decisões possam ser tomadas com a velocidade e assertividade que o mercado necessita. 

Portanto, a dica essencial para tornar-se um líder mais estratégico é simples: crie uma equipe estratégica!

Um grande abraço e até semana que vem!

Alexandre Prates

Um comentário:

  1. Sim, já seria bom se de fato eu fosse um treinador renomado, mas ainda não é o meu nível, mas gostaria de parabenizar pelo artigo, e pela coragem de dizer a verdade, gostei principalmente da frase "Não tem segredo, tem muito trabalho",estamos em meio a um tempo de grandes promessas mas também de enormes frustrações,sem mais delongas. PARABÉNS GOSTEI MUITO ME AJUDOU BASTANTE, VALEU.
    http://oportunidades2012.comunidades.net

    ResponderExcluir

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND