segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O líder e o coaching – quebrando os mitos - parte 2

Amigos, na semana passada comecei a dar algumas dicas para o líder que precisa aplicar o coaching em sua equipe de maneira sutil, mas eficiente. Conforme prometido, aqui vão mais três dicas. Recebi algumas perguntas através das Redes Sociais e procurei respondê-las no decorrer do texto:

2. Olhe para os pontos fortes: A palavra “potencializar” também nos remete a outro aprendizado. Invista naquilo que as pessoas têm de melhor. Uma pessoa quando consegue no dia a dia colocar em ação as suas melhores habilidades, naturalmente alcança o seu melhor desempenho. Perdemos muito tempo tentando corrigir as pessoas e, por vezes, nos esquecemos de valorizar aquilo que realmente as destaca. Corrigir um ponto fraco é necessário, mas focar muito tempo nisso, abafa o potencial.

Dica: Fique atento às cobranças que tem feito a sua equipe. Se você está cobrando uma pessoa repetidamente pela ineficiência em uma tarefa, analise:

  • A pessoa está no lugar certo, ou seja, ela pode colocar em prática o que ela tem de melhor? Se a resposta for não, tome uma decisão: coloque-a no lugar certo; faça valer a pena ou demita-a. 
  • A pessoa sabe fazer? Dedique um tempo de qualidade para o seu desenvolvimento. Muitos profissionais não colocam o seu melhor em jogo, por não saber como fazer. Entenda, o obvio não é obvio para todo mundo. 

3. Tenha conversas construtivas: A essência do coaching é a comunicação. Quando o líder compreende que uma conversa pode ser um campo fértil para a construção de competências, consegue obter grandes resultados da sua equipe. Uma conversa construtiva é aquela que mobiliza a pessoa ação, motivando-a a colocar um novo comportamento em prática ou até mesmo a repetir um comportamento de sucesso.

Dica: Siga algumas regras para uma conversa construtiva:

  • Naturalidade: Não se preocupe com técnicas, seja você mesmo. Na maioria das vezes, o problema não está na maneira de se comunicar e sim, na falta da comunicação. 
  • Foco na ação: O que é preciso desenvolver para fazer diferente? Como podemos evoluir esse comportamento? O que é preciso desenvolver para ir além? 
  • Tenha conversas difíceis: muitas vezes deixamos algumas conversas para depois por acreditar que serão constrangedoras, árduas, insolúveis. Mas acredite, não ter essas conversas não facilitará as coisas. Quanto mais postergarmos, mais difíceis se tornarão. 

4. Faça as pessoas assumirem a responsabilidade: Existe um princípio no coaching que enfatiza bem essa questão: “nós somos os únicos responsáveis pela conquista dos nossos objetivos”. As pessoas, embora acreditem nisso, tem grande dificuldade em colocar isso em prática. É muito mais fácil terceirizar. Um colaborador chega para você e diz: “Temos um problema, o que devo fazer?”. Um líder que neste momento oferece a resposta “gratuitamente” não permite às pessoas assumir a responsabilidade, pois ao dar a resposta, caso algo dê errado, a culpa é sua.

Dica: ao ser apresentado a um problema, questione: “O que você acredita que podemos fazer para solucionar o problema?”. E deixe uma coisa bem clara: “Faça o que tem que ser feito, estou aqui para lhe ajudar!”. Uma dica importante - ao dar autonomia para que uma pessoa assuma a responsabilidade, permita o erro, caso contrário, você criará um senso de punição nas pessoas e isso as desencoraja.

Enfim amigos, o coaching é mais fácil do que parece. É um modelo de ação estruturado que se resume em potencializar as pessoas para resultados extraordinários.

Espero que tenham aproveitado as dicas e, com elas, tenham ainda mais resultados com sua equipe. Mais uma vez, se tiverem alguma dúvida ou opinião, acessem meu FACEBOOK ou TWITTER  e terei o maior prazer em respondê-los!

Um grande abraço e até semana que vem!

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND