segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O líder e o coaching – quebrando os mitos

"Um líder pode realizar processos de coaching com os seus colaboradores?” Essa é a pergunta que geralmente ouço em meus treinamentos e palestras sobre liderança. E gosto de responder de maneira bem simples: não!

Calma, deixe-me explicar o não. Quando falamos em um processo de coaching formal, um Coach irá adentrar em diversos aspectos. Já um líder, por melhor a relação que ele tenha com sua equipe, dificilmente conseguirá o real envolvimento dos seus colaboradores pois, muitas vezes, o inibidor de resultados das pessoas pode transitar por elementos que o constrangerão a expor da mesma maneira que ele faria com um Coach externo.

Isso não quer dizer que um líder não possa aplicar o coaching em suas equipes. A afirmação acima apenas esclarece que um líder não conquistará resultados tentando praticar o coaching formal, mas pode conhecer o processo de coaching para aplicá-lo de maneira informal, ou seja, não é necessário dizer que está fazendo coaching, apenas faça!

Sei que nesse momento muitas dúvidas se apresentam, e isso é muito bom! Mas fiquem tranquilos, não vou deixá-los com todas elas. Vamos compreender algumas premissas do coaching e como colocá-las em prática no seu cotidiano como líder.

Por isso, essa semana faremos diferente: como tenho muitas dicas para compartilhar com vocês, vou dividi-las em duas partes, a primeira hoje e a segunda em minha postagem da semana que vem! Portanto, lá vai a primeira:

1. Compreenda o verdadeiro conceito do coaching: Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano que visa potencializar as pessoas. A palavra “potencializar” tem uma força enorme nesse contexto. Ela nos faz compreender que independente dos resultados conquistados por uma pessoa, ela pode ir além. Portanto, o coaching não serve apenas para corrigir comportamentos, e sim, para ajudar a pessoa a extrair o melhor dela todos os dias.

Dica: A chave do processo é desafio. Não permita que as pessoas entrem na zona de conforto, pode ser irreversível.


Essa foi apenas uma dica! Semana que vem teremos mais três! Se tiverem alguma dúvida, acessem meu FACEBOOK ou TWITTER e esclareço na próxima postagem!

Um grande abraço e até semana que vem,

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND