terça-feira, 31 de julho de 2012

Resultados Sustentáveis – Uma evolução competitiva

A sustentabilidade deverá ocupar um novo espaço nas organizações do futuro. Deixará de ser apenas uma estratégia de marketing para evoluir ao posto dos valores organizacionais. O novo consumidor começa a encarar a sustentabilidade com um valor, como algo indispensável para a sua existência, logo buscará se relacionar com organizações que comunguem deste mesmo valor.

Atualmente, as companhias estão muito mais conscientes da sua responsabilidade em relação ao planeta. Essa é a grande mudança. No mercado de capitais, no momento de escolher uma companhia para investir, o acionista vai fazer duas análises: a análise gráfica e a análise fundamentalista, pois nenhum acionista quer investir em uma empresa, por mais rentável que seja, se ela não estiver comprometida com as grandes causas do planeta, com questões ambientais e sociais. Isso é fundamental para que a companhia tenha sucesso no mundo corporativo. Não basta ser uma companhia de sucesso pela sua tecnologia, mas que seja também um exemplo de responsabilidade socioambiental.

Da mesa forma, os profissionais terão que evoluir para estas questões. Infelizmente, o ser humano teve que destruir para aprender que precisa reconstruir. O profissional do futuro precisa adquirir a inteligência da construção a longo prazo, pois o foco no curto prazo já mostrou o seu poder de destruição. Deve ter a sustentabilidade como um modo de vida e não apenas com um fator competitivo. É preciso ser congruente nas questões socioambientais se quiser verdadeiramente obter resultados no mundo corporativo dos novos tempos.

As empresas evolutivas buscam o profissional de resultado com valores. Resultado de qualquer jeito muita gente pode trazer a curto prazo, com graves problemas a longo prazo. O mercado busca, a cada dia, o profissional que tem consciência de resultado e tem consciência que o resultado tem que ser construído criativamente com os valores e as virtudes evolutivas.

Por fim, é preciso compreender que buscar resultados sustentáveis é a capacidade de compreender a consequência de suas ações a longo prazo, atuando com responsabilidade para minimizar os impactos negativos.

Um grande abraço e até semana que vem!

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND