segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O que sabota o desempenho do seu time?


Durante todos esses anos desenvolvendo pessoas, uma lição se fez cada vez mais presente: as pessoas sempre fazem o melhor que podem com aquilo que tem! Ao ler esta frase é provável que você, líder, tenha um desejo incontrolável de me questionar: “Alexandre, isso não é verdade! Eu tenho pessoas na minha equipe que podem realizar muito mais, possuem todos os recursos, mas simplesmente não realizam...”. A sua indignação é válida, mas eu lhe convido a analisar a frase com a perspectiva correta:

- “As pessoas sempre fazer o melhor que podem...” – O verbo “poder” está relacionado à competência/ preparo, mas também, a permissão interna para entrar em ação, também conhecida como crenças, ou seja, aquilo que eu acredito sobre o meu trabalho ou sobre a minha capacidade de realizar determinada tarefa. Se uma pessoa acreditar que uma tarefa não é importante ou considera-la chata, repetitiva, pouco estimulante e até mesmo, acreditar que não possui competência, naturalmente, não terá a permissão necessária para executá-la com maestria.
- “... com aquilo que tem!” – o verbo “ter”, nesse caso, não está relacionado apenas a recursos materiais, é importante compreender que as pessoas precisam de recursos internos para empenhar todo o seu potencial. Estamos falando do real motivo que move as pessoas em busca dos seus objetivos, que muitos conhecem como motivação.

De forma simples, o que eu quero afirmar com esta frase é que as pessoas podem fazer muito com aquilo que tem e outras, apesar de fazerem o melhor que podem, não entregam o suficiente para atingirem os resultados esperados pela empresa. E mais importante do que compreender essa frase, é identificar o que sabota as pessoas, fazendo com que elas não se permitam e/ou não encontrem os recursos internos para verdadeiramente se engajarem com as suas responsabilidades.

Portanto, reflita o que sabota o seu time? Permita-me compartilhar um pouco mais da minha experiência, lhe apresentando os principais sabotadores de desempenho que encontro nos profissionais:

- estar no lugar errado: nada pior do que fazer diariamente algo que não tem a ver com a nossas aptidões, desejos e objetivos de vida. Uma pessoa sente-se realizada profissionalmente quando consegue colocar em prática o melhor das suas competências, ou seja, os seus pontos fortes e é reconhecida por isso, seja de forma racional ou emocional;
- não participar das estratégias: as pessoas precisam sentir que fazem parte das decisões da empresa e que suas opiniões e críticas são ouvidas e levadas a sério. As pessoas não se envolverão com a execução, se não forem envolvidas na construção;
- falta de perspectiva de carreira: se não há clareza sobre as possibilidades de crescimento profissional, o engajamento é prejudicado, pois as pessoas precisam sentir que estão evoluindo constantemente para que valha a pena dedicar-se ao máximo e permanecer engajada na empresa;
- falta de propósito pessoal: uma pessoa nunca se comprometerá com nenhuma empresa, se não for comprometida com ela mesma, se não tiver uma visão clara de futuro, um objetivo a ser alcançado.

Para finalizar o artigo, faço questão de comentar esse último tópico. Infelizmente, a nossa formação educacional (desde a educação básica) não nos encoraja a pensar no futuro. Quantas vezes nos perguntaram sobre os nossos sonhos? Quantas vezes fomos levados a pensar sobre os nossos objetivos profissionais?

Esse déficit educacional acompanha muitos profissionais, independente da idade, para o mundo corporativo, fazendo com que tenham como fator de permanência em uma empresa apenas a sobrevivência, o dinheiro, a estabilidade.

Portanto, o líder que realmente desejar o real engajamento do seu time precisará proporcionar às pessoas a chance de crescimento e reconhecimento profissional e, além disso, ampliar a percepção daqueles que não foram instigados a pensarem no seu próprio futuro, ajudando-os a construir um real motivo para que valha a pena colocar todo o seu potencial em jogo.

Eu desejo que você descubra e elimine os principais sabotadores da sua equipe e construa grandes resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND