Mostrando postagens com marcador aprendizado. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aprendizado. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 8 de julho de 2014

Como se reinventar depois de um fracasso?

Na entrevista do goleiro Júlio Cesar ao final da derrota para a Alemanha, ficou claro que ninguém sabe o que aconteceu. Na coletiva, o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu toda a responsabilidade, mas isso não é justo com o time. Se é família, é família até o fim, na vitória e na derrota. Não se tratam de crianças indefesas, são jogadores profissionais. É o momento de levantar a cabeça, agradecer o País pelo apoio e cada um aprender com os seus erros.

O fracasso não é uma escolha, é um acontecimento que ninguém deseja em sua vida. Aqueles jogadores entraram para ganhar e tenho a certeza que acreditavam nisso, só que os adversários também vieram com o mesmo espírito.

A torcida brasileira está abalada, os jogadores estão arrasados, isso é fato. Mas percebam que o verbo estar é completamente diferente do ser. Um dia todos nós enfrentaremos um fracasso, mas a decisão de ser um fracassado é somente sua. O fracasso é a maior de todas as escolas que podemos frequentar na carreira e na vida.
Conheci pessoas fracassadas na vida, que não conseguiram superar o peso de uma derrota. Mas, felizmente, conheci também muitas pessoas vencedoras, que, diante de um grande revés, sofreram, aprenderam lições inimagináveis e hoje orgulham-se de suas conquistas, principalmente de suas histórias de luta e superação.

Diante de um fracasso, a melhor decisão é a reinvenção!

São nos momentos de turbulência que descobrimos recursos que nem imaginávamos ter. As emoções se afloram e explorando-as positivamente, somos agraciados de uma força surpreendente. E a força de quem se reinventa é uma pancada de energia, pois vem carregada de uma motivação inexplicável. Portanto, aprenda explorar positivamente as suas emoções:
1) Transforme pressão em energia: quando você erra, muitas pessoas lhe apontarão o dedo. Muitas duvidarão e até mesmo se afastarão de você. A pressão é um fator externo, uma expectativa (positiva ou negativa) que terceiros colocam sobre você. Assumir essa expectativa é uma reação comum, porém, desnecessária e, por vezes, cruel. Portanto, não vale a pena. Não entre no jogo pressionado a ganhar, entre no jogo com a certeza de que colocará em ação o seu melhor desempenho.
2) Transforme medo em estratégia: sentir medo é normal. Eu nunca conheci ninguém que não sente. A questão é o que você faz com o medo. Travar ou seguir em frente é uma decisão. A pergunta que precisa ser feita é: “O que eu posso fazer para que tudo dê certo?”. Mas não responda isso pensando no resultado, responda focando nas suas ações, ou seja, naquilo que você precisa fazer para que dê tudo certo. Pensar nas consequências – positivas ou negativas – não ajuda em nada agora. Novamente, foco total e absoluto no desempenho. Treino, estratégia e potencialização dos pontos fortes. O resultado é consequência!
3) Transforme tristeza em propósito: a derrota aconteceu. Bola pra frente! É preciso encontrar um motivo para seguir. É isso que faz da reinvenção uma arma poderosíssima – o propósito. Somente se reinventa quem tem um propósito claro e que valha a pena empenhar todo o seu potencial. E esse motivo jamais deve ser provar para as pessoas que você pode. Isso não depende de você. Faça por você e colha os frutos disso.
Assim como os jogadores se fortalecerão com isso, nós também iremos. Perdemos essa, mas eu tenho a certeza de que esse campeonato trouxe inúmeras lições para que o nosso povo vença a maior de todas as batalhas: as urnas!
Reinvente-se!

quarta-feira, 8 de maio de 2013

CONVITE: Noite de Autógrafos em Goiânia


Quero convidar todos os meus amigos, clientes e leitores de Goiânia e região para o lançamento da terceira edição do meu livro "A reinvenção do profissional" no Shopping Flamboyant, em Goiânia. A noite de autógrafos ocorrerá no próximo dia 15 e os presentes poderão assistir também uma pocket palestra sobre o tema. Conto com vocês.

Forte abraço,
Alexandre Prates


segunda-feira, 25 de março de 2013

Convite aos amigos da cidade de São Paulo e região.

Gostaria de convidar meus amigos da capital paulista e de toda a região para o lançamento da terceira edição do meu livro "A Reinvenção do Profissional". A livraria FNAC e a Editora Novo Século estão organizando uma noite de autógrafos no dia 04 de abril, às 19hs na livraria FNAC da Avenida Paulista (Av.Paulista nr.901 - Bela Vista - São Paulo/SP). Além disso, os amigos presentes terão a oportunidade de assistir a uma palestra minha. Conto com a presença de todos, lembrando apenas que, por uma questão de espaço, o número de vagas é limitado. Não perca.



terça-feira, 17 de julho de 2012

Até onde você vai para chegar ao sucesso?

07 de abril de 2010. Um grupo de jovens empresários representando dez estados brasileiros organiza uma caravana ao Congresso Nacional com uma missão: convencer o maior número de deputados e autoridades políticas a não votarem favoráveis a PEC-231 – Uma proposta de emenda constitucional que visa reduzir a carga horária de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

Tive a oportunidade de acompanhar esta caravana, pois represento o Estado de Goiás na Confederação Nacional de Jovens Empresários, a CONAJE, e diante dessa manifestação, um questionamento insistia em ocupar meu pensamento: Esta lei beneficia qual tipo de profissional?

E neste momento fiz uma análise da minha trajetória, tentando encontrar algum momento da minha vida onde trabalhei apenas 44 horas semanais. E me lembrei de quando exercia a função de office-boy, meu primeiro emprego. Eu fazia de tudo para ficar após o horário do expediente, para aprender mais e mais funções que pudessem ser úteis para uma futura promoção. A partir daí, nunca mais tive horário fixo, e nunca me preocupei em trabalhar 60, 70 horas semanais.

E foi este modelo de comportamento que ajudou a construir a minha carreira e a conquistar espaços importantes nas empresas desde cedo. Ser promovido com apenas cinco meses de empresa, começar a dar aula aos dezesseis anos, palestrar pela primeira vez aos vinte para um grande público e ser responsável pelos treinamentos em todo o país da rede SKILL Idiomas aos vinte e três anos de idade!

É fato que o grande segredo para ter conquistado espaços desde cedo foi não ter me comportado como um empregado, vislumbrando apenas ganhar o meu salário e sobreviver. Havia sempre um propósito maior, um foco no meu crescimento e aceleração da minha carreira. Confesso que em alguns momentos desanimei por diversos fatores externos e perdi o propósito, e quando isso aconteceu a minha carreira foi prejudicada.

Decidi fazer algo diferente, pois um dia eu ouvi uma frase que me ajudou a compreender as pessoas de resultado: “Ninguém consegue resultados diferentes fazendo as mesmas coisas”.

E você, como tem se preparado para o futuro? Independente se você é um jovem universitário, um profissional recém-chegado ao mercado de trabalho, um líder consagrado, um novo líder, um empresário de sucesso ou um novo empreendedor, enfim, será que você está pronto para o mundo corporativo do futuro?

Se reinventar como profissional é amadurecer para a reinvenção das relações de trabalho. A preocupação com carga horária, hora extra e estabilidade permanecerá em cargos pouco expressivos nas organizações. Posições estratégicas não dependem de estabilidade para prosperar, e sim de resultados. Quem se preocupar com o desenvolvimento da sua carreira, terá segurança e estabilidade, pois será requisitado frequentemente pelo mercado, independente da sua opção profissional. Enfim, o segredo da tão sonhada realização profissional não está na estabilidade que se conquista em um emprego, e sim na sua capacidade de criar uma carreira sustentável, desenvolvendo-se no ritmo que o mercado, que o mundo nos impulsiona.

Um grande abraço e até semana que vem,

Alexandre Prates

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Como dizia minha mãe...


Dia das Mães está chegando. O comércio se anima. Lojistas com promoções surreais e supermercados com filas quilométricas. Restaurantes, então... Mesa boa no domingo, só se chegar antes das 11h00!

A grande pergunta é: o que comemoramos no Dia das Mães? O carinho, o cuidado, o afeto, o aconchego, a dedicação? Cada um de nós tem o seu próprio motivo para comemorar esse dia, mas eu gostaria de destacar um em especial.

Você sabia que sua mãe “interferiu” em sua vida profissional desde o dia em que te colocou no mundo? Seja em sua criação, sua educação, seus exemplos... Temos muito mais de nossas mães em nossas vidas profissionais do que imaginamos!

Falar disso me remete a um grande aprendizado da minha infância. Repetidamente Dona Clara, minha mãe, me dizia: “Filho, se envolva com pessoas melhores do que você!”. Essa frase insistia em nortear as minhas amizades, os meus relacionamentos pessoais e consequentemente, profissionais. E confesso que esse ensinamento foi fundamental para a construção da minha carreira, pois permitiu que eu me aliasse a pessoas que me ensinaram muito e me fizeram crescer e amadurecer.

Porém, existem também aqueles exemplos onde o resultado não é tão favorável para o filho. Crianças muito mimadas, acostumadas a nunca escutar um não, fazerem o que bem entendem e quando entendem. Esses, quando se tornam profissionais e se deparam com chefes e colegas de trabalho, onde precisam obedecer ordens, refazer trabalhos e dividir méritos, criam resistência. Muitos não resistem e saem dos empregos e alguns, acreditem, vivem nessa situação durante toda vida. Essas pessoas são as que mais precisam REINVENTAR-SE! Quebrar esse paradigma que lhe foi imposto quando criança e crescer pessoal e profissionalmente. Utilizar os exemplos para progredir, deixando de ser aquele tipo de profissional que o mercado exclui, que não progride e que nunca se sente realizado.

Independente do aprendizado que você recebeu da sua mãe, é importante enfatizar que a intenção é sempre positiva, afinal nenhuma mãe quer o mal do seu filho. Se buscarmos em nossas lembranças, ensinamentos positivos ou equivocados nos foram transmitidos, mas a decisão de incorporar esses ensinamentos é somente nossa! Portanto, lembre-se dos bons ensinamentos, aproveite-os e compartilhe com as pessoas ao seu redor. Já os ensinamentos que não contribuem positivamente para a sua vida, afaste-os de você e siga em frente!
No próximo domingo, lembre-se de agradecer a sua mãe (mesmo que em oração) os aprendizados que lhe transformaram no profissional e na pessoa que você é!

Feliz Dia das Mães e até semana que vem!

Alexandre Prates


AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND