quarta-feira, 10 de julho de 2013

Será que estamos evoluindo?

O "Barômetro Global da Corrupção", a maior pesquisa já feita sobre a corrupção no mundo mostra que a maioria da população acredita que a situação se agravou nos últimos anos. A pesquisa foi realizada pela Transparência Internacional (TI), que tem sede em Berlim. Foram entrevistadas 114 mil pessoas em 107 países.

O Brasil tem lugar de destaque no relatório por um bom motivo: algumas instituições brasileiras são muito mal vistas pela população. Dentre elas, destacam-se os partidos políticos. 81% dos brasileiros disseram acreditar que os partidos estão envolvidos em corrupção. Em segundo lugar, os parlamentares com 72% e, em terceiro a polícia com 70%.

Mas, em meio a tudo isso, o relatório aponta uma boa notícia: 81% dos brasileiros entrevistados acreditam que podem fazer alguma coisa para mudar isso. É um dos percentuais mais altos do mundo.

Independente se acreditamos ou não no resultado efetivo desse pensamento da população, uma coisa é fato e precisa ser considerada: as pessoas estão mais conscientes de sua responsabilidade.

Será esse um sinal de evolução? 

Sinceramente, não sei. Mas, sei que é o primeiro passo. Nenhuma revolução acontece sem que as pessoas assumam a responsabilidade pela mudança. E não estou falando apenas da transformação de um País, e sim, da evolução de uma sociedade economicamente ativa, reconhecidamente empreendedora e capaz de gerar grandes riquezas e melhorar a vida de muitas pessoas.

A palavra-chave é evolução!

1. Evolução das organizações – após a derrota de Anderson Silva, muitas suspeitas foram levantadas sobre a idoneidade da luta, colocando à prova a reputação do UFC. E denúncias como essa costumeiramente acontecem. Até quando teremos que suportar isso? Até quando muitas organizações terão que utilizar de artimanhas para aumentarem os seus faturamentos? Na era da informação, nada passa despercebido. Pode demorar, mas em algum momento a máscara cairá. Se um negócio para prosperar precisa suprimir a ética, possivelmente não se sustentará, pois os olhos da população não se abriram apenas para os políticos, também estão atentos a aproveitadores corporativos.

2. Evolução dos consumidores – estamos todos conectados, sedentos por novidades e ávidos por produtos e serviços de qualidade. O cliente que era mal atendido e falava para 20 pessoas, agora em apenas um post fala para centenas de amigos. Um consumidor que não recebe aquilo que comprou, com o seu smartphone grava um vídeo e publica no Youtube. Em poucos minutos, eu mancho a reputação de uma empresa, simplesmente relatando o mau serviço em sites especializados. Enfim, uma sociedade conectada tem sua visão ampliada e não se contenta com migalhas, obrigando as empresas a evoluírem os processos para garantir qualidade e segurança.

3. Evolução dos profissionais – toda e qualquer evolução começa por aqui. Jamais teremos empresas éticas sem profissionais éticos. Jamais entregaremos a qualidade exigida pelos novos consumidores sem profissionais competentes e engajados. Jamais evoluiremos a nossa sociedade sem pessoas comprometidas com a evolução de suas carreiras. A cada dia eu vejo mais e mais profissionais perdendo um tempo precioso de suas vidas, preferindo reclamar da própria sorte ao invés de se preparar para novas oportunidades. Nosso País será sede da copa do mundo em menos de um ano e sofremos com um atendimento precário em diversos setores. Falta de preparo dos profissionais? Não! Falta de visão de carreira. Se você não está contente com o seu trabalho hoje, atender mal as pessoas e não dedicar-se, não o ajudará em nada. Se você não está contente com o seu salário e diminui o seu desempenho por isso, começa a não merecer nem o salário que está ganhando. Os profissionais evolutivos perceberam que precisam assumir a responsabilidade e construir passo a passo uma carreira de sucesso. 

Eu acredito na evolução da nossa sociedade, pois em meio a tantos exemplos ruins, vemos todos os dias bons exemplos para nos inspirar. Estamos sim evoluindo e quanto antes cada um de nós tomar as rédeas da nossa mudança, mais rápido chegaremos lá!

Até semana que vem,

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND