quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sou O MELHOR hoje! Serei O MELHOR sempre?

Você conhece alguma pessoa que chegou ao auge de sua carreira e simplesmente estacionou? Perdeu o brilho? Nem parece aquele profissional de antes?

Uma das situações profissionais que mais me preocupam nos dias de hoje é o comodismo, é utilizar sua experiência simplesmente como a única verdade, e não como fonte de maturidade. Muitos profissionais acreditam plenamente no título deste post: Sou o melhor hoje! Por isso, independente do que eu faça – ou não faça -, serei o melhor sempre!

Cheguei a esse assunto hoje quando li em um grande jornal que o Brasil caiu para a 6ª posição no Ranking da Fifa, enquanto o Uruguai subiu para o 3º lugar! Mas como? O Brasil sempre foi o melhor! Sempre ganhou todas! Todos os times morriam de medo de enfrentá-lo!

Pois é, isso exemplifica exatamente o que eu disse acima! Não é porque nosso time foi o melhor do mundo um dia, que será eternamente! É preciso criar novas técnicas, mudar as peças do jogo! O sucesso pode vir para todos – basta estar preparado quando surgir uma oportunidade -, mas fica para poucos – somente para aqueles que adquirem novos comportamentos e criam novas oportunidades a cada dia!

Em meu livro, “A Reinvenção do Profissional”, digo que precisamos nos reinventar sempre, e reinventar-se é desaprender para aprender e colocar, de fato, um novo comportamento para funcionar. Utilizar a experiência é válido, somente utilizar a experiência é cômodo. E o comodismo quer o fracasso da inovação. Reinventar-se é não buscar a inovação somente no que existe, e sim, desafiar-se a começar de novo.

Utilize a experiência como forma de não cometer erros primários, mas não como uma fonte de crenças limitantes, de ideias fixas que te paralisem.

Tome uma atitude! Vá além! E tenha ainda mais sucesso!

Nos encontramos na próxima semana!

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND