Só se fala nisso nas últimas semanas: a transferência de Neymar para o Barcelona. Cobertura nacional sobre o assunto, centenas de repórteres do mundo todo focados em cada passo do jogador. Programas e mais programas esportivos debatendo as chances de sucesso do craque em meio aos galácticos do time catalão. Enfim, o país diante de uma grande expectativa: será que Neymar repetirá os feitos de Romário, Rivaldo, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, enfim, conseguirá o jogador tornar-se o melhor do mundo?
Expectativa que naturalmente e inevitavelmente geram um baú de responsabilidades para o jogador – um rapaz de apenas 21 anos de idade. Parece injusto, insensato, prematuro, mas é assim mesmo! Toda oportunidade gera responsabilidade!
No caso do Neymar, o Barcelona é a grande oportunidade de apresentar-se em grande estilo ao futebol mundial. Pode dar certo ou não, afinal, muitas variáveis estão envolvidas. No entanto, uma coisa é certa: a oportunidade se fez presente e acompanhada de uma responsabilidade proporcional ao tamanho da recompensa. Não dava para imaginar toda essa repercussão sem a expectativa (e cobranças) para temperar.
Então, aproveito esse cenário para lhe fazer uma pergunta: qual é a sua grande oportunidade?
Perceba que não estou lhe perguntando qual FOI a sua grande oportunidade, pois se ela surgiu e você não a agarrou. Paciência, talvez você não possa recuperar a chance perdida. Logo, isso não depende mais de você e lamentar não o ajudará em nada.
O que eu quero saber é o que está diante dos seus olhos, ao alcance das suas mãos? Mesmo que possa, nesse momento, parecer algo distante, difícil, qual é a oportunidade que você precisa buscar?
As oportunidades constroem uma carreira, uma empresa, uma vida. Para nossa sorte, o número delas não é limitado, além de estarem em toda a parte e a disposição de qualquer um. A diferença está na maneira como enxergamos a vida:
1. Acreditar que as oportunidades são para poucos: muitas pessoas culpam a sua capacidade financeira, história de vida, o governo, etc., por não conseguirem conquistar o que almejam. São pessoas que podem estar frente a frente à grande oportunidade de suas vidas mas não conseguirão enxergá-la, afinal, já estão moldadas a olhar o lado negativo das situações.
2. Acreditar que a grande oportunidade vai bater à sua porta: por mais otimista que você seja, crer nisso é muito perigoso. As oportunidades não aparecem sozinhas, elas são conquistadas. Ninguém vai lhe oferecer um grande projeto se você não mostrar a “cara” para o mercado. O Barcelona não contrataria o Neymar se ele estivesse desperdiçando o seu talento jogando futebol nas praias de Santos. As oportunidades aparecem para quem está lutando por ela. Entenda, oportunidade é o encontro entre o querer e o lutar.
3. Acreditar que as oportunidades gostam das pessoas preparadas: essa é a crença de quem aproveitou e aproveitará as grandes oportunidades da vida. Muitos buscam por uma grande oportunidade, mas quando a encontram não estão preparadas para aproveitá-las. Isso é um erro! Prepare-se, esteja pronto, confiante e quando a oportunidade aparecer agarre-a e torne-se dono dela. Aprendi uma coisa em minha carreira: esteja sempre um passo a frente da sua profissão. Se você é estagiário de administração, prepare-se e aja como um administrador. Se você é atendente de uma lanchonete, prepare-se e aja como um gerente. As pessoas não vão te enxergar se você for medíocre, as oportunidades gostam dos profissionais que se destacam. E destaque amigo, é fruto de uma forte preparação e de uma atuação engajada, focada e brilhante!
Eu torço para que o Neymar aproveite essa grande oportunidade e orgulhe o nosso país. E torço também para que você esteja pronto – de corpo e alma – para aproveitar todas as oportunidades que e vida lhe apresenta. A palavra-chave é preparação! Sorte é o encontro entre a oportunidade e a capacidade!
Sucesso!
Um forte abraço e até a próxima,
Alexandre Prates
Nenhum comentário:
Postar um comentário