terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O poder do HOJE

Se tem algo que me incomoda profundamente é aquela velha frase que acompanha os brasileiros todos os anos após o carnaval: “Enfim, começou o ano!”. Essa frase, por mais inocente que possa parecer, retrata um comportamento perigoso - o velho hábito de deixar para depois. E o carnaval se apresenta como um desculpa para validar essa postergação. 

Com o coaching eu aprendi que o melhor dia para começar a mudar algo em sua vida não é na segunda-feira e sim, hoje. Tanto que, ao final de uma sessão de coaching, gosto de encorajar as pessoas a dar o primeiro passo imediatamente. Deixe-me explicar o motivo. 

Em diversos momentos da vida, naturalmente, vamos criando a nossa zona de conforto. Todos temos as nossas. O nosso sistema de crenças, ou como dizemos no coaching, o nosso jogo interior, tem a missão de nos proteger e para isso, faz o possível para nos manter na zona de conforto, afinal, ali não se apresentam perigos, a segurança impera soberana. 

Dessa forma, só existe uma maneira de mudar um hábito: desafiando o nosso sistema. E como podemos fazer isso? Simples, dando o primeiro passo imediatamente! Explico. 

Se você está uma pessoa sedentária e precisa melhorar a sua saúde, experimente iniciar uma caminhada de 30 minutos HOJE. Pode apostar, milhares de desculpas se apresentarão, mas faça um esforço, coloque um tênis e vá, depois você negocia com a sua preguiça. Nessa hora, você estará dando um recado para o seu jogo interior: eu decidi mudar! Dentro de alguns dias, a sua zona de conforto mudou. Ao invés de estar completamente sedentário, agora você é uma pessoa que caminha 3 vezes por semana. E depois? Simples, proponha um novo desafio. Somente assim, o seu sistema ampliará o filtro de proteção, permitindo que você mude os seus hábitos gradativamente. 

E isso serve para qualquer área da vida. Toda mudança causa desconforto, é normal. E quanto mais você pensar na mudança, mais difícil lhe parecerá. Quando você age e dá o primeiro passo, verá que não deixou de ser difícil, mas tornou-se possível. 

Amigos, nós sempre encontraremos desculpas para não realizarmos uma mudança em nossa vida, sempre! Ora será o carnaval, a “segunda-feira”, o início do próximo ano, enfim. Mas eu lhe desafio a dar o primeiro passo HOJE. E pode apostar, isso fará uma grande diferença na sua vida! 

Eu desejo que você comece a sua transformação HOJE! 

Um forte abraço e até semana que vem, 

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND