quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Engajar as pessoas – o verdadeiro propósito de um líder


A palavra-chave para um líder é Resultados. E não há outra maneira de conquistar resultados, a não ser engajando as pessoas e mantendo-as motivadas e focadas em suas metas e ações. Engajar pessoas é proporcionar a elas um real motivo para que queiram empenhar todo o seu potencial. Esse é o grande conceito: proporcionar um real motivo, ou seja, despertar uma vontade interna de colocar no jogo o melhor de suas competências.

Então, a grande pergunta é: Como engajar as pessoas?

Compreendendo o projeto de sua responsabilidade:
O líder somente envolverá as pessoas se conseguir que elas se evolvam com o projeto. Exatamente isso, não é apenas o trabalho e sim, o impacto desse trabalho para os resultados da empresa e, muitas vezes, para a sociedade. As pessoas precisam entender muito mais do que somente a tarefa que devem realizar, precisam visualizar os resultados que esse trabalho deve gerar e saber exatamente quais os indicadores que permitem a ela acompanhar a sua evolução.

Entendendo a causa da empresa e do líder:
As pessoas se comprometem com a causa da empresa ou do líder e não com a empresa ou com o líder em si. Esse é o ponto principal. As pessoas querem empenhar o seu potencial com empresas que se importam com o futuro e com as pessoas. Da mesma forma, as pessoas se comprometem com líderes que se importem com o seu desenvolvimento profissional. As pessoas não se comprometerão com uma empresa apenas porque ela é grande, mas porque querem construir seu futuro nessa empresa. As pessoas não seguirão um líder porque ele é capa de revistas de negócios e sim porque ele permite as pessoas aprender, crescer e contribuir.
Um profissional pode admirar uma empresa, porém, se a empresa não lhe proporcionar chances de crescimento profissional, não valerá a pena comprometer-se. 

Respondendo as indagações dos profissionais:
- Aonde a empresa quer chegar?  Vale a pena? Vai ao encontro dos meus ideais?
- O meu líder confia em mim? Ele se preocupa com o meu crescimento profissional?
- Aonde a empresa quer que eu chegue? Onde meu líder quer que eu chegue?

É fato: quando as respostas das questões acima não estão claras, logo a minha visão de futuro se turva e me desmotivo. Não vejo perspectivas de longo prazo para minha carreira e me sinto perdendo tempo. O que posso conquistar dentro dessa empresa? Só um bom salário hoje já não e suficiente.

Porque as pessoas não se comprometem?


PORQUE AS PESSOAS NÃO SE COMPROMETEM?
COMO O LÍDER DEVE AGIR?
Tratamento padronizado
Compreender que as pessoas são diferentes, que não possuem os mesmos valores e as mesmas necessidades. É preciso compreender o que motiva cada um.
Quando não se sentem parte do processo
As pessoas precisam sentir que fazem parte de um processo, das decisões e que são importantes na equipe. O líder precisa deixar claro para as pessoas o impacto do seu trabalho no resultado final da empresa.
Falta de visão de futuro e perspectiva de carreira
Deixar claro para as pessoas os planos da empresa a longo prazo. Onde a empresa pretende chegar? Como as pessoas podem crescer com a empresa?
O profissional não ter uma visão pessoal
Ensinar o profissional a ter visão de longo prazo, executar um trabalho não pensando apenas em dinheiro – plantar pra colher.
Quando se sentem inseguras
As pessoas se sentem inseguras quando não sabem fazer o seu trabalho ou quando a empresa não lhe transmite a sensação de estabilidade. É fundamental que o líder desenvolva constantemente as pessoas e deixe sempre claro o que é preciso para seguir em frente.
Desalinhamento de valores
Para seguir na empresa, tenho que conflitar com alguns valores fundamentais na minha vida como: honestidade, qualidade de vida, família etc.
Quando o ambiente não é saudável
O ambiente é um ponto crucial para o comprometimento das pessoas. O líder precisa se esforçar para manter a equipe sincronizada, colaborativa e integrada.
Quando não são cobrados
A cobrança é um processo natural e precisa acontecer. O líder precisa entender o que está cobrando; As pessoas não se importam com cobranças, as pessoas não suportam injustiças. O líder deve cobrar com assertividade e critérios.
Liderança ineficaz
Líderes com comportamentos inadequados: arrogância, egocentrismo, centralizador. Lidere para as pessoas, não queira ser o astro.

Amigos, engajar pessoas é e sempre foi o maior desafio da gestão. A minha experiência me ensinou que não tem um modo fácil para se conquistar isso, é preciso muito esforço, muita dedicação e um intenso desejo de envolver o time emocionalmente. E só existe uma regra nesse momento – o pleno envolvimento do líder!

Um forte abraço e até semana que vem,

Alexandre Prates

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