A
palavra-chave para um líder é Resultados.
E não há outra maneira de conquistar resultados, a não ser engajando as pessoas
e mantendo-as motivadas e focadas em suas metas e ações. Engajar pessoas é proporcionar a elas um real motivo para que
queiram empenhar todo o seu potencial. Esse é o grande conceito: proporcionar
um real motivo, ou seja, despertar uma vontade interna de colocar no jogo o
melhor de suas competências.
Então, a grande pergunta é: Como
engajar as pessoas?
Compreendendo o projeto de sua
responsabilidade:
O
líder somente envolverá as pessoas se conseguir que elas se evolvam com o
projeto. Exatamente isso, não é apenas o trabalho e sim, o impacto desse
trabalho para os resultados da empresa e, muitas vezes, para a sociedade. As
pessoas precisam entender muito mais do que somente a tarefa que devem realizar,
precisam visualizar os resultados que esse trabalho deve gerar e saber
exatamente quais os indicadores que permitem a ela acompanhar a sua evolução.
Entendendo a causa da empresa e do
líder:
As
pessoas se comprometem com a causa da empresa ou do líder e não com a empresa
ou com o líder em si. Esse é o ponto principal. As pessoas querem empenhar o
seu potencial com empresas que se importam com o futuro e com as pessoas. Da
mesma forma, as pessoas se comprometem com líderes que se importem com o seu
desenvolvimento profissional. As pessoas não se comprometerão com uma empresa
apenas porque ela é grande, mas porque querem construir seu futuro nessa
empresa. As pessoas não seguirão um líder porque ele é capa de revistas de
negócios e sim porque ele permite as pessoas aprender, crescer e contribuir.
Um
profissional pode admirar uma empresa, porém, se a empresa não lhe proporcionar
chances de crescimento profissional, não valerá a pena comprometer-se.
Respondendo as indagações dos
profissionais:
-
Aonde a empresa quer chegar? Vale a
pena? Vai ao encontro dos meus ideais?
-
O meu líder confia em mim? Ele se preocupa com o meu crescimento profissional?
-
Aonde a empresa quer que eu chegue? Onde meu líder quer que eu chegue?
É fato: quando as respostas das questões acima não
estão claras, logo a minha visão de futuro se turva e me desmotivo. Não vejo
perspectivas de longo prazo para minha carreira e me sinto perdendo tempo. O
que posso conquistar dentro dessa empresa? Só um bom salário hoje já não e
suficiente.
Porque as pessoas não se comprometem?
PORQUE AS
PESSOAS NÃO SE COMPROMETEM?
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COMO O
LÍDER DEVE AGIR?
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Tratamento
padronizado
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Compreender
que as pessoas são diferentes, que não possuem os mesmos valores e as mesmas
necessidades. É preciso compreender o que motiva cada um.
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Quando
não se sentem parte do processo
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As
pessoas precisam sentir que fazem parte de um processo, das decisões e que
são importantes na equipe. O líder precisa deixar claro para as pessoas o
impacto do seu trabalho no resultado final da empresa.
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Falta de
visão de futuro e perspectiva de carreira
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Deixar
claro para as pessoas os planos da empresa a longo prazo. Onde a empresa
pretende chegar? Como as pessoas podem crescer com a empresa?
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O
profissional não ter uma visão pessoal
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Ensinar
o profissional a ter visão de longo prazo, executar um trabalho não pensando
apenas em dinheiro – plantar pra colher.
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Quando
se sentem inseguras
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As
pessoas se sentem inseguras quando não sabem fazer o seu trabalho ou quando a
empresa não lhe transmite a sensação de estabilidade. É fundamental que o
líder desenvolva constantemente as pessoas e deixe sempre claro o que é
preciso para seguir em frente.
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Desalinhamento
de valores
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Para
seguir na empresa, tenho que conflitar com alguns valores fundamentais na
minha vida como: honestidade, qualidade de vida, família etc.
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Quando o
ambiente não é saudável
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O
ambiente é um ponto crucial para o comprometimento das pessoas. O líder
precisa se esforçar para manter a equipe sincronizada, colaborativa e
integrada.
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Quando
não são cobrados
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A
cobrança é um processo natural e precisa acontecer. O líder precisa entender
o que está cobrando; As pessoas não se importam com cobranças, as pessoas não
suportam injustiças. O líder deve cobrar com assertividade e critérios.
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Liderança
ineficaz
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Líderes
com comportamentos inadequados: arrogância, egocentrismo, centralizador.
Lidere para as pessoas, não queira ser o astro.
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Amigos, engajar pessoas é e sempre foi
o maior desafio da gestão. A minha experiência me ensinou que não tem um modo
fácil para se conquistar isso, é preciso muito esforço, muita dedicação e um
intenso desejo de envolver o time emocionalmente. E só existe uma regra nesse
momento – o pleno envolvimento do líder!
Um forte abraço e até semana que vem,
Alexandre Prates
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