terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Relacionável ou Irrelacionável? – Parte II

Amigos, na semana passada falei sobre a importância de sermos pessoas relacionáveis! 


Falei também que para construir bons relacionamentos, muito mais do que possuir conhecimento e habilidades que lhe permitam relacionar-se bem, é ser uma pessoa relacionável, aliando três pilares essenciais: o QUERER, o SER e o SABER! 

Vou explicar cada um deles: 

1. QUERER - o real desejo de construir relacionamentos saudáveis: Uma pessoa Irrelacionável sofre de um sério conflito: EU TENHO que me relacionar - Preciso, mas não gosto! Enquanto a pessoa relacionável QUER se relacionar – Precisa e Gosta! 

Entenda, o primeiro passo para tornar-se uma pessoa relacionável é entender e gostar de gente. Veja, são dois verbos: entender e gostar. Você nunca entenderá a fundo de algo que você não gosta, logo, se você gosta, a curiosidade e o interesse são revelados naturalmente, fazendo com que o conhecimento, atitudes e habilidades necessárias para tornar-se uma pessoa apta a construir relacionamentos sejam desenvolvidos com maestria. 

2. SER – o valor que você agrega às pessoas: Falar disso me remete a um grande aprendizado da minha in­fância. Repetidamente, Dona Clara, minha mãe, me dizia: “Filho, se envolva com pessoas melhores do que você!”. Essa frase insistia em nortear as minhas amizades, os meus relacionamentos pessoais e consequentemente, profissionais  E confesso que esse ensinamento foi fundamental para a construção da minha carreira, pois permitiu que eu me aliasse a pessoas que me ensinaram muito e me fizeram crescer e amadurecer. 

Ensinamento vital e que motiva uma discussão muito importante: qual valor eu ofereço para que as pessoas queiram relacionar-se comigo? Como as pessoas me enxergam? Que tipo de pessoa eu sou? 

Naturalmente, nos aglutinamos em torno de pessoas que nos ensinam algo, que demonstram grandes virtudes, que nos alegram, que transmitem segurança, enfim, queremos estar perto de pessoas que nos fazem bem, ou seja, PESSOAS SAUDÁVEIS. E fugimos de pessoas que não nos agregue em nada e que muitas vezes, nos fazem mal, denominadas aqui de PESSOAS SEDENTÁRIAS

Portanto, quer buscar alguma explicação sobre a qualidade dos seus relacionamentos, então vamos fazer uma pequena avaliação. Que tipo pessoa você é - SAUDÁVEL ou SEDENTÁRIA? 


SAUDÁVEL
SEDENTÁRIA
Tem uma cara boa
Tem uma CARA DE...
Divertida
Amargurado
Tem conteúdo
Vazia
Faz planos
Frustrada
Sua vida é organizada
Vivem em um mar de problemas
É comprometida com as suas responsabilidades
Nada tem sentido



Avalia-se e decida: que tipo de pessoa você quer ser? 


3. SABER – o seu jeito de fazer: Os dois primeiros pilares são essenciais para tonar-se uma pessoal relacionável, mas não podemos negligenciar as habilidades que se mostram quando estamos no processo de relacionamento. Não adianta querer e ser, também é preciso saber fazer. 

Segundo Howard Gardner, pesquisador e autor da teoria das múltiplas inteligências, a Inteligência Intrapessoal está presente no ser humano, mas o seu desenvolvimento depende dos estímulos que recebemos desde a infância. A boa notícia é que podemos desenvolver esta inteligência, é uma questão de atitude. 

Algumas dicas: 


  • Experimente diversas atividades em grupo (Equipes de discus­são, esportes coletivos, envolva-se como voluntário em grupos de apoio, participe de encontros de negócios); 
  • Seja confiável e aprenda a confiar; 
  • Conheça pessoas novas constantemente; 
  • Desenvolva a sua comunicação verbal e não-verbal (Participe de oficinas de teatro, pratique a escrita, dedique-se a ensinar algo de sua especialidade); 
  • Adquira autoconfiança (Tenha uma leitura diversificada e de qualidade, esteja atualizado com os acontecimentos do mundo, cuida da sua aparência). 

Aliar o QUERER, o SER e o SABER é o único caminho para tornar-se merecedor de aglutinar pessoas em torno de si e conquistar uma das mais importantes características do profissional do futuro – tornar-se uma pessoa RELACIONÁVEL

Um forte abraço e até semana eu vem, 

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND