terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Relacionável ou Irrelacionável?

Você tem alguma dúvida de que o mundo corporativo mudou nos últimos 10 anos? Você tem alguma dúvida de que o mundo corporativo mudará nos próximos 10 anos? Eu não tenho e acredito que você também não! 

As relações de trabalho mudaram e, no futuro, se tornarão mais inteligentes, dentro de um conceito de parceria e não mais nessa relação ultrapassada de empregado/empregador. Os consumidores estão mais tecnológicos, exigentes, antenados com as evoluções do mercado e as organizações atentaram-se a isso e estão buscando canais que as aproximem cada vez mais dos seus consumidores. 

Logo, é impossível imaginar transitar nesse novo cenário sem colocar em ação uma competência conhecida de todos nós – a capacidade de relacionamento. Novidade? Não! Desde que o mundo é mundo é indiscutível a importância de dominar os segredos do relacionamento interpessoal. 

No entanto, se isso não é novidade para ninguém, por que muitas pessoas ainda sofrem com a ausência desta capacidade? Permita-me responder isso sob a ótica da minha experiência como Coach. 

A grande pergunta é: o que verdadeiramente constitui essa capacidade? 

Em primeiro lugar, que fique claro que relacionar-se bem não é uma questão que envolve unicamente conhecimento. Você pode adquirir um vasto volume de informações, técnicas e dicas sobre relacionamento, no entanto, se você for uma pessoa IRRELACIONÁVEL, de nada adiantará. Isso é fato! 

Construir bons relacionamentos, muito mais do que possuir conhecimento e habilidades que lhe permitam relacionar-se bem, é ser uma pessoa relacionável, aliando três pilares essenciais: 

1- QUERER 
2- SER 
2- SABER 

Aliar o QUERER, o SER e o SABER é o único caminho para tornar-se merecedor de aglutinar pessoas em torno de si e conquistar uma das mais importantes características do profissional do futuro – tornar-se uma pessoa RELACIONÁVEL! 

No entanto, existem algumas dicas para percorrer esses três caminhos da melhor maneira! 

Querem saber quais? Conto semana que vem, na segunda parte desse meu post! 

Por enquanto, se tiverem perguntas ou sugestões acessem meu Facebook ou Twitter

Um grande abraço e até semana que vem! 

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND