terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Franqueados com mais de uma loja. Como tornar-se um superfranqueado?

Já é comum presenciar verdadeiras ‘redes dentro de redes’. Mas, como garantir que a segunda (ou terceira, quarta...) loja obtenha resultados positivos como os da primeira?
 

Talvez um dos mais claros indicadores de sucesso no mundo do franchising é um franqueado investir em diversas lojas da mesma marca, tornando-se um superfranqueado. “Um franqueado só decide abrir outra loja se a primeira tem sucesso. E isso depende de vários fatores, como, por exemplo, estar em uma boa praça ou conquistar um público fiel, que ‘abrace’ aquela marca”, pondera Alexandre Prates, coach de líderes e autor de “A reinvenção do profissional - Tendências Comportamentais do Profissional do Futuro” (Editora Novo Século).

Entretanto, quando se começa a formar uma “rede dentro da rede” é preocupante que uma loja não obtenha o mesmo sucesso da anterior. As razões são diversas e vão da localização geográfica à fachada do ponto comercial, passando pelo público-alvo do shopping ou rua comercial onde ela está. Porém, é possível que o gargalo desse faturamento ruim esteja na equipe de vendas.

Na opinião Prates, o ponto fundamental para que se possa nivelar o faturamento por cima é o bom atendimento. Mas, este não é o único aspecto a ser levado em conta; é preciso investir em treinamento e estratégias de gestão. Veja, a seguir, algumas dicas do especialista para que o desempenho de todas as lojas de uma “rede dentro da rede” sejam equivalentes:

1-    Prepare-se para crescer – “Muitas vezes, o franqueado cresce sem estar pronto para isso”, avalia o coach. Isso ocorre quando uma loja tem muita dependência da presença do franqueado para ter bons resultados. Quando surge uma outra loja e o franqueado precisa se dividir entre as duas, essa deficiência torna-se clara.

2-    Forme novos líderes e bons substitutos – Se um franqueado consegue planejar com antecedência o crescimento de sua “rede dentro da rede”, aumentam suas chances de sucesso. Isso significa, por exemplo, convidar o melhor funcionário de uma loja para treinar outro, na mesma loja, e só depois realocá-lo. “Assim o bom funcionário leva sua competência para a nova loja, sem deixar a loja de origem desfalcada”. O especialista alerta que é um erro apenas realocar o melhor funcionário para uma nova loja sem ter alguém que o substitua na loja de origem.

3-     Se a oportunidade bater à porta, assuma a gestão – Nem sempre é possível planejar com antecedência o crescimento. Se a franqueadora oferecer a ampliação do negócio e você ainda não tiver conseguido planejar-se para crescer, deixe a primeira loja sob responsabilidade de seu melhor funcionário e assuma a gestão da outra, sem abandonar completamente a primeira.

4-    Tenha uma equipe bem preparada - Para Prates, uma equipe bem preparada é aquela que, além de oferecer aos clientes um atendimento de excelência, conhece tecnicamente bem o negócio e suas nuances e o público consumidor: o que ele gosta, como prefere ser atendido, que discurso o convence e qual discurso está alinhado aos valores da marca.

5-    Valorize sua equipe – Mais que valorizar o profissional que trabalha em sua empresa, esta é uma estratégia de gestão, segundo o especialista. Para ele, valorizar significa dar espaço para o funcionário crescer; oferecer um plano de carreira e uma possibilidade de vislumbrar um futuro dentro daquela empresa. “As pessoas da equipe têm que valorizar a empresa onde trabalham e, para tanto, precisam ser valorizadas”, diz. Em uma realidade na qual um mesmo franqueado possui mais de uma única loja, o espaço se amplia, pois o funcionário tem a chance de tornar-se supervisor, coordenador ou gerente, por exemplo. Assim, crescer junto com a empresa fica mais fácil e o funcionário sente-se valorizado.

6-    Engaje seus funcionários no negócio - Participe os funcionários sobre as decisões, problemas e gestão dos negócios. “Resolver problemas com as pessoas, incluir os funcionários nos debates, fazê-los sentir-se parte da empresa não apenas faz com que se sintam valorizados, mas também estimula o pensamento estratégico da equipe, que se torna mais autônoma, menos dependente da presença constante do franqueado. É a melhor maneira de crescer”, ressalta. Esse comportamento funciona como um treinamento informal, prático, que pode acontecer no dia a dia e que traz excelentes resultados.

7-    Transforme o treinamento em prática – Entusiasta do treinamento realizado pelas próprias franqueadoras, Prates afirma, no entanto, que é preciso que esse treinamento seja convertido em práticas cotidianas no negócio. Conversar com a equipe sobre o que foi aprendido no treinamento depois que ele ocorreu, estimular os funcionários a dar ideias sobre como mudar procedimentos e práticas da rotina da empresa a partir do que foi visto no treinamento é uma maneira de manter esse conhecimento vivo e torná-lo útil.

8-    Estimule a troca de experiências – Colocar, por uma semana, um funcionário cujo desempenho está deixando a desejar para trabalhar dentro da loja com melhor desempenho é uma maneira de mostrar na prática como fazer melhor algumas tarefas. Da mesma forma, levar o gerente da melhor loja para ficar uma semana na loja menos lucrativa ajudará a melhorar o desempenho.

9-    Valorize as boas práticas –
Em vez de punir comportamentos e práticas nocivas, valorize o desempenho individual. “Premiar o atendente mais elogiado em um determinado período com um treinamento especial, por exemplo, é uma forma de tirar o foco do resultado final, o que impede que apenas quem trabalha nas melhores lojas da rede ganhe prêmios”, sugere.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Ótimo post...sempre leio o blog.
    Sem dúvida as franquias tem ganhado muito espaço nos últimos anos e se tornado um grande investimento..Leio também aqui que trás bastante informação sobre franquias.
    Site Franquias Baratas

    Continue colocando posts assim...rs rs rs

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