Nesses anos dedicados ao desenvolvimento de pessoas, aprendi uma regra básica da vida: é na “cara do gol” que revelamos quem realmente somos e o quão longe chegaremos! É na “cara do gol” que os desafios da vida se apresentam e a nossa atitude determinará os fatos e consequências das decisões.
Na “cara do gol”, acertar ou errar não é a grande questão. Na verdade, o sucesso a longo prazo não se mede pelas vitórias. Estas trazem a certeza de que estamos no caminho certo, mas é a nossa decisão diante os acontecimentos que nos remete a uma vida de realizações.
Portanto a grande pergunta é: qual é a sua decisão?
Legado ou fama?
Podemos ter ambos, mas a decisão do que realmente é mais importante fará toda a diferença em nossas ações. Quando decidimos deixar um legado que inspire as pessoas, o nosso comportamento refletirá valores que sustentem o sucesso a longo prazo.
Decida o que está em suas mãos: ser famoso não depende de nós. É consequência de um trabalho dedicado, disciplinado, focado... Isso, sim, depende de nós!
Decidir por deixar um legado nos remete a pensar em ações que dignifiquem a vida.
Resultado ou justificativa?
Muitas vezes acreditamos que trabalhar muito é o suficiente para recebermos o tão desejado reconhecimento profissional. No entanto, trabalhar muito faz parte do jogo, mas não é o indicador mais valorizado pelo mercado. Não adianta justificar as suas 12 horas de trabalho, basta responder uma pergunta sem pestanejar: qual é o resultado que devemos entregar? Essa é chave! De que adianta você dar um show no campo se não consegue reverter isso em resultados? O Ronaldo não se tornou o “Fenômeno” pelo brilhantismo de seus dribles (isso também faz parte!), mas sim por suas vitórias, inclusive em Copa do Mundo. Ronaldo, o maior artilheiro de todas as Copas! Isso é resultado!
Culpa ou aprendizado?
Ninguém está livre do erro, isso é fato. Mas a decisão de transformar o erro em fracasso é nossa, o que também é fato! Frustração, arrependimento, insegurança, medo e tristeza são emoções que nunca deixaremos de sentir, mas a decisão de seguir em frente ou remoer o passado é nossa!
Erros, quando transformados em culpa, nos paralisam. Quando transformados em aprendizados, nos impulsionam.
Eu desejo que a vida lhe coloque sempre na “cara do gol”, para que você tenha sempre a oportunidade de decidir!
Um forte abraço e até semana que vem,
Alexandre Prates
Nenhum comentário:
Postar um comentário