quarta-feira, 6 de março de 2013

O líder pode realizar sonhos?


É com essa pergunta que tenho iniciado o programa de formação de líderes do nosso instituto. Para os mais racionais, a primeira resposta é “não!”. Os líderes mais emocionais, respondem sem pestanejar: “sim!”. E quem está certo?

Depende! Depende de como você quer ser lembrado como líder. Depende do quanto você deseja engajar as pessoas. Depende do quanto você deseja conservar os melhores talentos ao seu lado. Até mesmo o líder mais racional do mundo tem os seus sonhos e se mantem motivado e comprometido em uma organização – seja proprietário dela ou não – porque aquela empresa, de alguma forma, contribui para o alcance dos seus anseios profissionais e pessoais.

Portanto, se você deseja ter pessoas completamente envolvidas com o seu projeto, a resposta é simples: Sim, você pode ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos!

Ao conhecer os sonhos pessoais e profissionais de cada integrante de sua equipe, e procurar tornar-se um parceiro para a conquista desses objetivos, você terá profissionais motivados e comprometidos. Mesmo que um liderado não fique trabalhando para você por muito tempo, pelo menos naquele período, você terá o melhor profissional que poderia ter. E a pergunta importante a se fazer é: você sabe os sonhos de cada indivíduo de sua equipe?

O principal erro de um líder é deduzir que todos querem a mesma coisa, ou seja, "eu pago altas comissões, o que mais eles querem?". Exatamente, o que mais eles querem? Dinheiro não motiva todo mundo, apesar de essencial, para muitas pessoas o dinheiro é um valor meio - é importante para atender outros valores - mas não é o essencial. Ser promovido não motiva todo mundo. Muitas vezes um reconhecimento em público motiva muito mais um colaborador que do que dinheiro. Uma carta de agradecimento, assumir um projeto audacioso, enfim, as pessoas possuem motivos diferentes para sentirem-se felizes. Chamamos isso de valores.

O que nos motiva na vida a termos determinados tipos de comportamento são os nossos valores, aquilo que acreditamos ser importante e valoroso para a nossa existência. Família, realização pessoal, sucesso, dinheiro, saúde, paz, enfim, são exemplos de valores que movem as pessoas. E os nossos sonhos estão intimamente ligados aos nossos valores. Se você perguntar para alguma pessoa qual é seu maior valor, pode ser que elas não saibam o que isso significa, mas se perguntar qual é o seu maior sonho, facilmente responderá.  Um sonho existe para que os meus valores sejam atendidos.

A única maneira de engajar alguém, de fato, é atendendo a seus mais importantes valores. Portanto amigos, é importante diferenciar entusiasmo de motivação. Pode-se ter uma equipe entusiasmada, mas esse processo é passageiro. Se o liderado está entusiasmado hoje, amanhã pode não estar mais.

Fazer uma festa na empresa, oferecer um prêmio que seja igual para todo mundo e pagar um bom salário, são ações que entusiasmam as pessoas. A motivação está ligada a outros fatores. Ela só acontece se as pessoas entenderem que seus sonhos serão levados em conta e consequentemente, seus valores serão atendidos.

Amigos, quando uma pessoa atua de maneira congruente aos seus mais importantes valores, naturalmente alcança o seu mais alto desempenho interior, que se reflete em ações de alta performance.
Líder, você pode ser um grande impulsionador de sonhos e resultados. Basta querer!


Um forte abraço e até semana que vem,

Alexandre Prates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AR Live 5
PALESTRANTE EXCLUSIVO DA A.R LIVE 5
Rua Fidêncio Ramos, nº 160, Conj 805 • Vila Olímpia, São Paulo - SP • CEP 04551-010 • +55 (11) 5633 5200
Alameda dos Maracatins, 1217 • Moema, São Paulo - SP • CEP 04089-014 • +55 (11) 3270 4556 / +55 (11) 3799 1414
Plataforma e Estratégia Digital by PUBLIBRAND