Qual a
diferença?
O dia tem 24 horas para todo mundo, a diferença é
a maneira como vivemos estas 24 horas. Pessoas de sucesso, digo sucesso pessoal
e profissional, conseguem não só planejar o seu tempo, como também se
disciplinar para seguir o que foi planejado. Isso mesmo, para usar melhor nosso
tempo, precisamos de planejamento e disciplina.
O tempo
como estratégia
Um líder não pode investir o seu precioso tempo somente
em questões burocráticas e operacionais. As organizações precisam ser ágeis e
dinâmicas para competir em um mercado cada vez mais competitivo. Portanto, o
líder deve investir o seu tempo na estratégia, na motivação das pessoas, na
retenção de talentos, na inovação e para isso precisará desenvolver a sua
equipe constantemente para que possa delegar e, dessa forma, expandir a sua
atuação.
Não apenas os líderes, mas todo profissional deve
compreender que o seu tempo deve ser investido em ações que tragam resultados e
a cada dia fugir das distrações que o impedem de ser produtivo.
Que tal
refletir um pouco sobre o seu tempo?
Independente
da sua ocupação, dois pontos precisam ser avaliados:
1. Ponto Produtivo: É
fundamental compreender o que verdadeiramente produz resultados em sua
profissão. Muitas pessoas desperdiçam o tempo com ações pouco valorosas e que
no final das contas, tomam o seu tempo e não garantem resultados efetivos. Um
vendedor precisa visitar clientes, realizar pós-venda, analisar o mercado, ampliar
as suas competências, enfim, ações que geram resultados efetivos. Se o vendedor
não estiver dedicando o seu tempo nessas ações, não está sendo produtivo.
Encontre o seu ponto produtivo: Onde você é
mais produtivo? Quais atividades geram
resultados efetivos? O que efetivamente precisa ser feito? O que eu não posso
deixar para depois?
Dica: Um ponto produtivo que não é realizado na hora certa torna-se uma
urgência e são as urgências que não nos permite alcançar grandes resultados na
vida e na carreira.
2. Sabotadores:
Um sabotador é aquilo que prejudica a execução do que realmente
precisa ser feito. É muito comum a gestão do tempo morrer no planejamento, pois
geralmente nos sabotamos quando temos que delegar ou abdicar de algumas
atividades que não são importantes, mas que proporcionam prazer e conforto. Muitas
pessoas encontram muitas justificativas da sua improdutividade nos sabotadores
e, geralmente, culpam as circunstâncias e não a sua falta de disciplina.
Encontre os seus sabotadores: O que
prejudica o seu tempo? O que é mais gostoso de fazer, que não gera muitos
resultados, mas lhe tira do que é preciso fazer? Como eliminar ou minimizar
esses sabotadores?
Dica: Todo sabotador tem a tendência de se transformar em hábito, tornando-se
cada vez mais difícil de ser eliminado. Cuidado com os seus hábitos
improdutivos!
Amigos, não culpe o tempo pela sua improdutividade na vida pessoal ou
profissional, e sim, avalie o que você tem feito com o tempo que tem. Quando um
líder reclama por estar sobrecarregado, eu o faço analisar alguns pontos:
Quanto tempo você tem dedicado para desenvolver as pessoas da sua equipe?
Quanto do seu tempo é investido para delegar tarefas? Quanto tempo você designa
para participar as pessoas da resolução dos problemas? Se você não investe
tempo preparando as pessoas, a consequência é simples: sobrará tudo para você
resolver!
Para ganhar tempo é preciso investir tempo! Invista alguns minutos para
se planejar e você ganhará tempo. Invista algumas horas para desenvolver a sua
equipe e você ganhará muito tempo! E mais importante do que o planejamento é a
disciplina para fazer o que realmente precisa ser feito!
Lembre-se, o tempo é o seu maior patrimônio!
Um forte abraço e até semana que vem,
Alexandre Prates
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