domingo, 13 de junho de 2010

Artigo: A comunicação criando times de alta performance

O sonho de toda empresa é conquistar um time que se comprometa com os objetivos e seja focado em resultados ao mesmo tempo que haja confiança mútua entre os membros da equipe e um grande senso de união e respeito. Características presentes nos chamados TIMES DE ALTA PERFORMANCE.

O sonho de todo líder é fazer com que as pessoas se evolvam plenamente e atuem com excelência, proporcionando um crescimento constante nos resultados da empresa.

Nas minhas andanças pelo país, durante a minha vivência como executivo, quando liderava equipes e desenvolvia pessoas e atualmente na minha carreira como empresário e consultor, um fator a cada dia se mostra mais claro - A comunicação é o único elemento que pode tornar real o sonho das empresas e líderes de qualquer área e segmento empresarial. Tenho esta certeza, pois quanto mais eu investigo os problemas organizacionais, mais eu percebo processos de comunicação ineficientes e imaturos que prejudicam o planejamento, os procedimentos, as vendas, os relacionamentos, enfim, toda a empresa. Dentre os problemas de comunicação mais comuns, destaco:

- Imaturidade para fornecer e receber Feedback - É muito comum um líder que não consegue, por imaturidade, fornecer feedback de qualidade aos seus colaboradores. Digo imaturidade, pois muitos líderes fogem deste momento por receio de ofender o colaborador e assim desmotivá-lo ou criar alguma situação desconfortável. É comum que este receio ocorra, pois muitas vezes o líder é amigo de seus colaboradores e isso pode prejudicar o relacionamento. Da mesma forma, isso ocorre quando o feedback é dos liderados para o líder. Primeiro que é muito difícil um líder aceitar um feedback dos seus colaboradores, automaticamente os liderados não o fazem por medo de represálias e as deficiências continuam a prejudicar a empresa. Sem contar que isso estende-se aos pares de trabalho quando o gerente de uma área quer corrigir uma determinada ação de outra área. É muito comum que um líder se ofenda quando recebe um feedback negativo sobre o trabalho de um de seus colaboradores, pois isto conota que não está cuidando dos meus liderados. E o que isso acarreta? Simples, cada um cuida do seu e ninguém se intromete na área de ninguém. Muito maduro isso!

Solução: É preciso que o líder e seus colaboradores adquiram maturidade para compreender que existe algo maior do que o nosso próprio ego e encarar o feedback como uma proposta de crescimento e mudança. Todos estão ali para atingir uma única missão: Fazer a empresa prosperar. Quando eu coloco o meu ego acima desta proposta, o resultado é simples, teremos um agrupamento de pessoas que só produzem um resultado ? Estagnação.

Além desta imaturidade para fornecer e receber feedback, outro fator se faz presente:

Falta de habilidade para fornecer feedback - Aprenda uma coisa importante. A verdadeira missão do feedback e gerar motivação e mudança. Se o seu feedback não gera estes resultados, pode ser considerado qualquer coisa, menos feedback. E para saber se o seu feedback é efetivo, pense: Quando chamo alguém para conversar, como essa pessoa se sente? Consigo ser honesto e construtivo? E uma dica muito importante para não errar no feedback é: Fuja do emocional - Da mesma forma que você pode sentir-se ofendido quando alguém fere seus valores, lembre-se, as pessoas só fazem isso para atender algum valor. É preciso entender que as pessoas também possuem seus próprios valores. Portanto, compreenda isso e foque na mudança do comportamento, deixando de lado o que possa ter lhe ferido. Lembre-se, feedback é racional, não emocional.E outra dica importante: Feedback não é sinônimo de bronca, é sinônimo de motivação e mudança, portanto não ofereça feedback apenas para corrigir, faça também para motivar. Feedback positivo motiva e faz bem!

Cuide da comunicação da sua empresa e você estará cuidando dos seus resultados.

Alexandre Prates

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