
Baixa produtividade está ligada ainda a autossabotagem e a relacionamento
JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Letargia, frustração, desinteresse e impotência são sentimentos que boa parte dos profissionais vai experimentar em algum momento.
Para muitos, a falta de motivação e a queda no desempenho gerados nesses períodos tem uma causa principal: a liderança ineficaz.
Estudo do especialista em desempenho organizacional Alexandre Prates com 50 profissionais mostra que esse é o motivo para 35% deles. É seguido por autossabotagem (32%), como incapacidade de autoavaliação, e por ambiente (22%), que inclui relacionamento com os colegas. Segundo ele, esses "sabotadores de desempenho" não costumam ser identificados pelos funcionários e não são voluntários. São falta de comunicação e de avaliação, diz, as responsáveis pela perda de produtividade.
Para a executiva Elaine Saad, da consultoria Right Management, um líder ineficaz é pior que toda uma equipe desajustada. "É como uma barreira física que impede qualquer bom resultado."
Quando o gestor Evandro Marques, 34, foi promovido, em 2010, sentiu que, em meio às novas tarefas, comprometeu o resultado da equipe.
"Aprendi a ser mais organizado e a gerir melhor."
Assim como o sócio da empresa Grupo Novo Claudio Evaristo, que contratou equipe para treinar gestores -inclusive ele. "Meu desempenho melhorou, sobretudo na administração do tempo."
Para ele, o erro foi achar que os líderes nascem formados, quando precisam ser identificados e treinados.
"Ter líderes bem formados torna a empresa capaz de contornar praticamente qualquer dificuldade", diz Élio Martins, presidente do Grupo Eternit, para quem gestores respondem por 50% do sucesso de uma empresa.
RAZÕES E SOLUÇÕES PARA RESULTADO RUIM
Liderança ineficaz
- Causas: Egoísmo, falta de criatividade e de "feedback" e pouco treinamento
- Solução: Compreender que o líder não é o melhor funcionário do setor e entender sua função para realizar um bom trabalho
Autossabotagem
- Causas: Dificuldade de autoavaliação e de lidar com pressão, falta de comprometimento e de equilíbrio na vida pessoal
- Soluções: Fazer autoavaliações sinceras e frequentes e pedir "feedback" ao gestor
Ambiente
- Causas: Relacionamento ruim com a equipe, corporativismo interno e comunicação ineficaz
- Soluções: Observar a atitude de colegas e trabalhar em clima de respeito mútuo
Falta de entendimento da função
- Causas: Indefinição de atribuições e expectativas
- Soluções: Pedir orientações claras em relação à função e às expectativas de resultado
Fontes: especialistas Alexandre Prates, Cristiane Gonçalves, da KPMG, Elaine Saad, da Right Management, Eliana Dutra, da Pro-Fit, Eva Hirsch Pontes, da International Coach Federation, Margot Nick, da Kienbaum, Wagner Piolla, da Search, e Willian Bull, do Instituto Pieron